5 Atividades para Fazer com as Crianças no Carnaval

SuperAutor, projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis, indica atividades lúdicas e educativas para realizar com as crianças no feriado de carnaval e aproveitar o tempo livre.

O carnaval é uma das datas comemorativas mais esperadas do ano. Por conta da pandemia, famosos desfiles e blocos estão cancelados, mas o feriado será mantido por muitas empresas e escolas. Curtir a folga em casa ou em ambientes abertos com a família é uma opção segura e que pode ser divertida.
 

Pensando nisso, Pedro Gigante, co-fundador do SuperAutor, projeto pedagógico que incentiva a imaginação e criatividade das crianças e as transforma em autoras de livros infantis, separou cinco atividades lúdicas e educativas de carnaval para pais e responsáveis realizarem um verdadeiro baile com os pequenos. Confira:
 

Confecções de máscaras e fantasias – Um dos momentos mais divertidos do carnaval é confeccionar e vestir máscaras e fantasias. As crianças amam usá-las e ficam ansiosas para mostrar suas criações. Então, aproveite o tempo em casa, separe um cantinho, junte alguns materiais, como papel, papelão, cola, garrafas plásticas, tesoura, glitter, lantejoulas, lápis coloridos, entre outros, e permita que os pequenos se divirtam usando a imaginação. “Estimular a criatividade é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, além de despertar o hábito de pensar fora da caixa”, explica Gigante.

 

Karaokê com marchinhas – As marchas de carnaval estão entre os principais símbolos da data, além de animarem a festa e colocarem todo mundo para dançar. Para as crianças que estão na fase de conhecer novas palavras, a música pode ser uma aliada interessante para aprender e ao mesmo tempo divertir- se. Você pode colocar as marchas para tocar e cantar ou interpretar com os pequenos. Outra opção é brincar de completar a música ou escrever novas marchinhas com autoria das crianças. Essas atividades estimulam a interpretação, leitura, memória, criatividade e imaginação.
 

Criação de instrumentos musicais – Depois de criar as marchinhas, uma atividade divertida é montar instrumentos musicais para tocar e brincar na folia. É possível confeccionar esses instrumentos com materiais recicláveis que provavelmente se tem em casa. Você pode usar latas de leite em pó e cobrir com bexigas caracterizando tambores; encher garrafas pets com grãos de arroz ou feijão para os chocalhos e usar tampas de lata e lápis velhos como tamborins. “É importante deixar as crianças livres para inventarem novos instrumentos com os materiais disponíveis e aproveitar as brincadeiras em geral para introduzir assuntos sociais, como a reciclagem, estimulando seres humanos responsáveis e interessados pelo meio ambiente”, sugere o co-fundador.
 

Recorte e colagem – Outra possibilidade é criar cartazes para o famoso baile de carnaval. Aqui as crianças são livres para montar o cenário mais imaginário do mundo com recorte e colagem. Separe cartolinas ou papel sulfite, revistas, jornais, tesoura, cola ou imprima desenhos carnavalescos para que possam pintar e criar seus cartazes. A atividade de recorte e colagem aumenta o conhecimento em relação a palavras, cores e objetos.


Faça um bailinho de Carnaval – Depois de produzir as máscaras, fantasias, marchas, instrumentos musicais e cartazes, chegou a hora de fazer a festa. Prepare o bailinho de carnaval em família, solte a música e curtam com alegria esse momento. Compre confetes, prepare uma comida deliciosa e faça a alegria dos pequenos. “Nessa fase infantil, qualquer momento de alegria marca a vida das crianças para sempre, formando boas lembranças que as farão querer revivê-las futuramente”, garante Pedro.


SuperAutor

O SuperAutor é um projeto pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis. Com isso, ajuda educadores a desenvolverem a capa...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.