90% dos Óvulos São Perdidos Até os 30 Anos de Idade

As mulheres nascem com todos os óvulos que elas irão ter por toda vida. Dos 1.000.000 de óvulos que uma recém-nascida tem ao nascimento, apenas 300.000 restam no momento que ela alcança a puberdade. Deste número, apenas em torno de 300 óvulos serão ovulados durante os anos reprodutivos da mulher, a taxa de um óvulo por mês. Uma série de fatores influencia na saúde reprodutiva da mulher: alimentação, hábitos de vida, tabagismo e alcoolismo, por exemplo.

Geralmente, as mulheres são mais férteis na casa dos 20 anos, então a fertilidade começa a declinar à medida que ela vai atingindo o final de seus 20 anos. É importante saber que após os 35 anos de idade, as chances de uma mulher ter um bebê naturalmente declinam em média em 50% e após os 40 anos, as chances diminuem em torno dos 90%. Estes dados revelam a importância de engravidar antes que a fertilidade baixe significativamente pois, nesse momento, nem qualidade nem quantidade serão suficientes para alcançar a gestação.

A idade é o principal fator da queda de quantidade e qualidade dos óvulos. Ao longo da vida, as mulheres perdem cerca de mil folículos por mês (estruturas que contém óvulos). Além disso, há uma queda também da qualidade dos óvulos ao longo dos anos, especialmente após os 35 anos. Além de a idade avançada diminuir as chances de gravidez, aumenta-se o risco de se formar um embrião não saudável (alterado geneticamente). Atualmente, a reprodução humana permite que as mulheres preservem sua fertilidade, por meio do congelamento de óvulos, e quanto mais cedo essa decisão for tomada e quanto maior o número de óvulos, maiores as chances de sucesso no processo de fertilização no futuro. Caso não esteja nos planos engravidar cedo, seja qual for o motivo, procurar conhecer o procedimento, visitando um especialista, que pode ajudar a esclarecer qual a melhor decisão a ser tomada. A dica é não deixar para explorar as opções muito tarde e, de preferência, até os 35 anos.

Fontes

https://fertilidade.org/

https://hypescience.com/

www.bonde.com.br

https://ivi.pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *