6ª edição do Junho Lilás Reforça a Importância do Teste do Pezinho Ampliado

Com a hashtag #testedopezinhoparatodos, campanha será lançada em 1º de junho para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se fazer a Triagem Neonatal

Com o objetivo de conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância do Teste do Pezinho, especialmente o Teste do Pezinho Ampliado, o Instituto Jô Clemente (IJC), antiga Apae de São Paulo, lança a 6ª edição da Campanha Junho Lilás, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert). O lançamento será feito em 1º de junho, por meio de um vídeo produzido pela médica pediatra, doutora Ana Escobar, embaixadora da campanha, nas redes sociais oficiais do IJC, além de um boletim com conteúdo sobre o Teste do Pezinho.

Além disso, em 6 de junho, será realizado um evento na Câmara dos Vereadores de São Paulo para celebrar o decreto 17.745, de 12 de janeiro de 2021, que institui o Dia Municipal do Teste do Pezinho na capital paulista em 6 de junho, mesmo dia em que se comemora do Dia Nacional do Teste do Pezinho. A lei é autoria da vereadora Sonaira Fernandes. O evento será transmitido nas redes sociais oficiais da TV Câmara SP e do Instituto Jô Clemente (IJC).

“Nosso intuito é orientar a sociedade sobre a necessidade de se fazer o Teste do Pezinho e de expandir a todos os bebês brasileiros o acesso ao Teste do Pezinho Ampliado para o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras, que demandam intervenções clínicas, emergenciais e tratamentos específicos”, afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do IJC e presidente da Unisert. Segundo ela, “é fundamental o diagnóstico precoce de doenças que podem ter sequelas gravíssimas se não tratadas com urgência, por isso, o sistema de saúde deve oferecer a triagem e o acompanhamento adequado, assegurando que todos tenham acesso aos recursos necessários para sua qualidade de vida”, diz.

A importância da realização do Teste do Pezinho Ampliado

Na maior parte do país, o Teste do Pezinho oferecido na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contempla a análise de seis doenças (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência biotinidase). Já o teste ampliado pode detectar 50 doenças*. Na capital paulista, os bebês nascidos na rede pública já têm acesso ao Teste do Pezinho Ampliado. “Todos os bebês nascidos nas unidades municipais têm acesso ao Teste do Pezinho Ampliado, que detecta 50 doenças. Essa importante parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), que é um dos principais serviços de referência em Triagem Neonatal, nos permitiu esse avanço no diagnóstico precoce de doenças, garantindo o acompanhamento correto e mais qualidade de vida para as nossas crianças”, afirma o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Fonte: O Instituto Jô Clemente (IJC), antiga Apae de São Paulo, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas.

Deixe um comentário