A fonoaudióloga Ana Lúcia Duran da capital paulista explica que de modo geral, uma vez instalado o hábito, é ideal suspender o uso da chupeta e da mamadeira a partir de 1 ano e meio até os 3, quando o uso já passa a ser muito prejudicial para o desenvolvimento das estruturas de face. Desse modo, a fala e o desenvolvimento da criança não serão comprometidos.
Para ajudar a se livrar de vez dos ‘bicos’ tão adorados por muitas crianças, a especialista dá algumas dicas importantes e simples de serem seguidas.
1- Diminua o tempo de uso gradativamente
Começar diminuindo o tempo de uso da chupeta aos poucos pode ser menos traumático para os pequenos. “Uma vez que eles se acostumaram com os bicos para se acalmarem quando eram bebês, é importante que se sintam protegidos e não sintam esse momento como algo ruim e que desencadeie insegurança e sentimento de abandono, afirma Ana.
2- Hora do sono
Sempre depois que eles adormecem é importante fazer a retirada da chupeta porque os bebês e crianças estão em sono mais profundo, isso ajuda para que inconscientemente não se sintam tão dependentes deste costume.
Lembre que enquanto a criança ainda fizer uso da mamadeira, o bico deve ter um furo pequeno, que ao ser invertido o líquido goteje e não escorra e deve ser ingerido preferencialmente com a criança acordada e sentado, evitando engasgos e otites.
3- Boca livre para falar
Ensine que para falar sempre é preciso estar com a boca livre. “No momento em que ainda estão desenvolvendo a fala, eles sentem necessidade de serem entendidos, então vale explicar que os adultos só compreender as frases quando são ditas livres dos bicos de chupetas e mamadeiras na boca”, ensina a fonoaudióloga.
4- Troque o foco
Construir um ambiente em que a criança tenha outras distrações e estímulos como brincar de um jogo novo e desafiante ajuda os pequenos a aprenderem sobre as novas formas de lidar com as frustrações sem recorrer aos bicos.
5- Aposte no paladar
Já que na fase de introdução alimentar eles ainda estão construindo o paladar vale usar da tática do ‘gosto ruim’. Lambuzar os bicos da mamadeira ou da chupeta com algo que a criança não goste de comer pode ser uma boa tática.
FONTE: Ana Lúcia Duran
Fonoaudióloga graduada pela UNIFESP