O bebê vai aprender tudo, tudo mesmo, até as coisas erradas que você faz.
A criança precisa da ajuda dos pais para aprender a andar. Segure-apor baixo dos braços para ela dar os primeiros passos. Conforme estivermais confiante, segure apenas pelas mãozinhas. Com o tempo e oprogresso do andar, solte uma das mãos até que ela consiga caminhar semajuda.
Se a criança cair tentando andar, ajude-a a selevantar, mas não faça disso um drama. Se o filho sente o medo dospais, ele terá medo de tentar novamente. Faça com que sinta confiança esegurança e mostre para seu pequeno que cair e levantar é natural.
Asdescobertas são muito importantes para o desenvolvimento da criança.Deixe-a abrir os embrulhos dos presentes que ganhar. Apenas dê umaajudinha. Esconda os brinquedos e ajude-a a procurar.
Anatação pode ser um excelente exercício para os bebês de 1 aninho. Elestêm um reflexo excelente de bater braços e pernas quando os seguramoscom a cabeça para fora d’água. Com essa idade a criança não tem medo,então aproveite a oportunidade para ensiná-la a nadar desde cedo.
Com1 ano a criança vira uma esponjinha e imita tudo o que observa.Lembre-se que ela aprende muito mais com o que vê os pais fazendo doque com o que ouve deles. Não adianta dizer para a criança a comer todaa comida e deixar a sua própria sobrar no prato. Como ela imita asatitudes dos pais, é importante dar bons exemplos. Uma boa maneira defazer isso é guardar os brinquedos no lugar na hora de dormir e pedir“por favor” e “obrigado” para a criança.