Para que a criança adquira segurança e confiança, um importante relacionamento que precisa ser estabelecido entre mãe e filho é o olhar. É nesse olhar que a criança vai buscar, durante anos e anos de sua vida, as respostas e o respaldo nos momentos difíceis.
Oato de ninar e embalar o bebê também merece atenção especial dos pais.Esse gesto gera um momento de prazer e satisfação muito importante parao bebê, estimulando a parte sensorial e ajudando no desenvolvimentoafetivo da criança.
Com um mês, o bebê não chora para fazermalcriação. Essa é apenas sua maneira de expressar seu desconforto, suainquietação, seu mal estar. O papel dos pais é aprender a identificar omotivo do choro: fome, sono, cólica, frio, fralda suja. Esse é um dosprimeiros exercícios para que os pais aprendam a entender e conhecermelhor seus filhotes.
Podem acontecer episódios do bebêchorar sem uma causa aparente. Isso ocorre por conta de um temperamentonervoso. Nesses casos, os pais precisam de disciplina e dedicação parafazer o bebê se acalmar, usando recursos como silêncio, ambientetranquilo, carinho, e até uma chupeta ou fraldinha que o bebê estejaacostumado.
Os pais precisam lembrar que o bebê já nasce compersonalidade. É importante que nesse primeiro mês a mãe deixe acriança manifestar suas vontades e observe suas reações. Só assim, amamãe vai encontrar a melhor maneira de se relacionar com o seu filho.
Aboa alimentação do bebê no primeiro ano de vida, quando ele dobra suaestatura e triplica seu peso, é fundamental para o crescimento edesenvolvimento da inteligência. O leite materno é o melhor alimentoque o bebê pode receber. A dica é amamentar no peito e ficar de olhonos centímetros e quilos que o bebê ganha mês a mês. Esse é um grandegesto de amor.