Tudo que o bebê vê à sua frente e está ao seu alcance é motivo de degustação. É hora de esconder tudo que ele possa engolir.
A cabeça e os membros do bebê estão mais simétricos aos 5 meses. Suapostura está cada vez mais firme e já consegue sentar com apoiomantendo as costas retas. Eleva as pernas e alcança os pés, mantém acabeça estável, rola na cama quando virado de bruços e apoia na palmadas mãos tentando levantar.
É a fase da explosão deatividades. Segura objetos e agarra tudo que está ao seu alcance.Consegue inclusive pegar um objeto e trocar de mão.
Nessafase o bebê coloca tudo na boca. Essa é sua maneira de experimentar ascoisas. Ele chupa os brinquedos, coloca o pé na boca, lambe objetosque estão à sua volta, pega o dedo da mãe e tenta morder.
Rie emite sons ao brincar porque acha divertido os barulhos que faz.Solta gritos de alegria e usa seu “blá-blá-blá” para interromper aconversa dos outros e chamar atenção para si. Seu rosto expressa medo,susto, alegria, raiva, ansiedade, excitação.
Começa a utilizar o contato físico para se comunicar com outras pessoas. Agarra, apalpa, quer sentir e tocar em tudo.
Comosua visão e percepção estão muito evoluídas, começa a estranhar pessoasque não conhece ou não vê freqüentemente. Sua audição está aguçada eele vira a cabeça quando chamam o seu nome.