Agora ele quer “debochar” do vovô mostrando que consegue subir as escadas com um pé de cada vez e o vovô não. Que atrevimento.
Seu desenvolvimento postural permite subir escada colocando um pé emcada degrau, ficar sobre uma perna só e pedalar o triciclo. Não precisamais usar fraldas, pois já consegue controlar bem a bexiga de dia etambém durante a noite.
Como seu desenvolvimento intelectualestá a todo vapor, os desenhos começam a ganhar forma. Faz bolas,bonecos, desenha a mamãe, o bebê, o papai. Também consegue colorir osseus desenhos e conhece os números até 10. Sabe inclusive dizer qual oseu sexo.
Seu vocabulário compreende mais de 1000 palavras eele continua a perguntar incansavelmente o nome dos objetos que nãoconhece. Sua fala já é elaborada e suas frases completas, com verbos,pronomes, advérbios e artigos.
Socialmente, a criança estámais preparada para se ajustar a novas rotinas como, por exemplo, ir àescola. Nessa idade, ela se despede dos pais com mais facilidade, poisjá tem capacidade de entender que eles voltarão para buscá-la maistarde.
Com 3 anos, os pequenos conseguem receber instruções eobedecê-las, como, por exemplo: “é hora de guardar os brinquedos elavar as mãos para almoçar”.
Uma grande diversão para eles éparticipar das tarefas da casa. E eles já são capazes de dar umamãozinha, ajudando a lavar frutas, guardando livros e revistasespalhados pela casa, passando um paninho para tirar o pó dosbrinquedos. Essas atividades ajudam a criança a desenvolver suaauto-estima e sua independência.