Os produtos devem ser adequados e exclusivos do bebê e não devem ser compartilhados com adultos
Uma das primeiras dúvidas que surgem na hora de dar banho no bebê é saber quais produtos são apropriados. Será preciso usar perfumes e talcos para ele ficar com aquele cheirinho gostoso de neném? Posso usar uma esponja para limpar o sujinho?
A informação mais importante é saber que os produtos dos bebês devem ser utilizados exclusivamente por eles. Nada de aproveitar a tesoura, o sabonete e o pentinho para a higiene do resto da família.
Os pequenos precisam de produtos, acima de tudo, neutros e de fórmulas suaves, que não irritam os olhos e a pele sensível. O sabonete glicerinado líquido é ideal para lavar o corpinho e também pode ser utilizado na cabeça. Idealmente esse sabonete deve ter pH entre 4,5 e 6,5. Se a criança for muito cabeluda, use um shampoo infantil para limpar os fios. Lembre-se de usar uma pequena quantidade do produto e água em abundância, que é a fórmula ideal para não ressecar a pele do bebê, especialmente do recém-nascido. Dispense o uso de colônias, perfumes e talcos. Se necessário, use pomadas contra assaduras e loções cremosas recomendadas pelo pediatra.
Quando o bebê começar a brincar em tapetinhos no chão, sair na rua e se lambuzar, você pode usar esponja para reforçar o banho. Use uma esponja macia com um pouco de sabão líquido e apenas passe delicadamente no corpinho da criança para remover a sujeira. Não é preciso esfregar.
Tenha sempre algodão, gaze, cotonete e uma garrafa térmica com água morna para a higiene do bebê. Eles são indispensáveis para a limpeza dos olhos, boca, nariz e ouvidos. Passe um cotonete, embebido em água morna filtrada, nas extremidades das narinas e ouvidos. A higiene deve ser apenas externa, não havendo necessidade de introduzir o bastão no nariz e ouvido. Use uma bola de algodão ou gaze úmida para a limpeza dos olhos e boca. Para o recém-nascido, além desses produtos, você também vai precisar de álcool a 70% para a desinfecção do coto umbilical.
Para cuidar dos cabelos, dê preferência para as escovas de cerdas macias e pentes de ponta arredondada que não machucam o couro cabeludo.
As unhas do bebê devem estar sempre bem cuidadas. Mantenha-as limpas e cortadas para o bebê não se machucar. Uma ou duas vezes por semana, corte as unhas com uma tesourinha deixando em formato arredondado para ele não se arranhar.