A Importância de Jogos e Brincadeiras na Melhoria da Capacidade Cognitiva

Pesquisas mostram que, com os estímulos adequados, crianças desenvolvem capacidades cognitivas avançadas precocemente. Empresas de brinquedos tem se especializado em produtos que colaborem neste processo

O brincar é universal. O ato de entreter-se de forma lúdica a partir da interação com um objeto ou com cenários criados a partir da própria imaginação fez parte da rotina de todos nós, principalmente durante a infância. E se engana quem trata este gesto como um tipo de interação psicomotora de menor relevância: é cada vez mais clara entre pedagogos, psicólogos e cientistas a percepção de que a partir de estímulos adequados, o brincar tem um impacto significativo no desenvolvimento das capacidades cognitivas de crianças, e pode “manter afiadas” as habilidades mentais e motoras de adultos e idosos. Pensando nisso, há empresas especializadas em criar jogos voltados especificamente para o incremento destas habilidades de pessoas de todas as idades e/ou com condições psicomotoras comprometidas.

Falando especificamente dos benefícios para o público infantil, o psicólogo Francisco Bárbaro Neto, especialista em psicologia clínica e educação socioemocional para crianças e pré-adolescentes, explica que há benefícios significativos a partir do uso de brinquedos educativos: “Eles contribuem de forma muito significativa. Jogos deste tipo auxiliam na preparação para futuras atividades de trabalho, evocam atenção e concentração, estimulam a autoestima e o desenvolvimento relações de confiança consigo e com os outros, favorecem a interação do infante com o mundo e contribuem para o aprendizado da importância da divisão de espaços e experiências com outras pessoas, de forma mais empática. Normalmente estes benefícios são reforçados no meio familiar e escolar, mas eles começam a se manifestar a partir de brincadeiras que facilitam o aprendizado e ativam a criatividade”, afirma. 

Em meio a tantos benefícios, é papel dos pais contribuir para que seus filhos possam ter acesso a este tipo de produto. Com base na variedade de opções disponíveis no mercado, é possível escolher jogos que atendam às necessidades cognitivas. “A seleção deve ser feita a partir de uma reflexão das capacidades e necessidades da criança e do que ela precisa para atingir um novo estágio de maturação. Em todos os casos, é essencial no ato de brincar que haja prazer na atividade e muita diversão”, explica Neto.

Falando especificamente de crianças, a ciência já consegue demonstrar como estímulos adequados desenvolvem a capacidade de raciocínio complexo antes mesmo delas entrarem na escola. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA) e publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience mostrou como crianças entre 6 e 9 anos já são capazes de resolver operações matemáticas envolvendo divisão antes mesmo de frequentarem aulas de matemática e entenderem o conceito técnico do que é “dividir”. 

Jogando e evoluindo

Na experiência empírica de Beatriz Beatriz Ortega Lyng, gerente da Gemini Jogos Criativos, estes itens são altamente benéficos para o desenvolvimento cognitivo de criança: “O jogo proporciona, através do lúdico, o desenvolvimento psicomotor e a melhora na capacidade da interação social, além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem. Os games auxiliam as crianças a aprenderem regras pré-estabelecidas, a ganhar e perder, a esperar por sua vez, além de fortalecerem a autoestima com os avanços na dificuldade, favorecendo assim o desenvolvimento de estratégias e resolução de problemas.

Um comentário sobre “A Importância de Jogos e Brincadeiras na Melhoria da Capacidade Cognitiva

  1. O jogo ele n o algo sem objetivo, o professor enquanto joga ou brinca com as crian as, est sempre observando, como tem que trabalhar em outro momento. atrav s das brincadeiras que acontece o acompanhamento do racioc nio logico e motor da crian a. no brincar que acontece a aprendizagem da crian a, por meio das brincadeiras as crian as podem ampliar a sua capacidade de inventar brincadeiras novas, para dar condi es do desenvolvimento na diversidade das brincadeiras nas experi ncias atrav s da troca com outra crian a ou com os professores ou com a sua fam lia.

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