Alerta: 09 sintomas da Apneia do Sono!

Estima-se que 50% da população brasileira se queixa de sono ruim e aproximadamente 30% da população adulta sofre de apneia do sono, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde.

“Esses números são alarmantes e infelizmente a maior parte dos pacientes (entre 85% e 90%) convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento. As apneias do sono, basicamente, são pausas respiratórias por no mínimo 10 segundos durante o sono e quando muito intensas e frequentes, causam a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que pode aumentar muito a mortalidade e os riscos de problemas cardiovasculares graves como um derrame cerebral (AVC- Acidente Vascular Cerebral) ou um infarto agudo do miocárdio”, explica o otorrinolaringologista Dr. Alexandre Colombini.

O especialista explica também que tem tratamento para ronco e da SAOS, claro, variando de acordo com a gravidade de cada caso. Os procedimentos podem ser feitos desde medidas clínicas até cirurgias, melhorando a qualidade de vida e aumentando a sobrevida dos pacientes. E ressalta ainda que existem também alguns mitos envolvendo essa doença, por exemplo, nem todos os roncadores tem apneia, porém, o ronco é sinal de alarme para um possível distúrbio do sono associado.

Abaixo Dr. Alexandre Colombini separou nove sintomas da Apneia do Sono. Fique em alerta e busque ajuda médica:

  1. Sensação de sufocamento durante o sono;
  2. Dor de cabeça matinal;
  3. Acordar no meio da noite para ir ao banheiro;
  4. Dificuldade de concentração;
  5. Perda de memória;
  6. Diminuição do desejo sexual;
  7. Irritabilidade;
  8. Boca seca ao acordar;
  9. Saliva excessiva

Dr. Alexandre Colombini

Otorrinolaringologista, formado pelo renomado Instituto Felippu e Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico ...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.