Alimentos Que Ajudam a Limpar os Dentes

Alguns alimentos podem auxiliar na higienização dos dentes e a prevenir problemas como gengivite e cáries.

Você sabia que parte dos restos alimentares e bactérias são removidas com o simples ato da mastigação? Esse ato facilita a remoção desses resíduos gerados durante a alimentação e a fibra desses alimentos específicos ajudam a aumentar a formação de saliva e aumentam o ph da boca, diminuindo a acidez e evitando a proliferação de bactérias que causam problemas bucais.

“O jovem hoje em dia, fuma cigarro elétrico com sabor de fruta, Gin tônica com frutas, energético de frutas, preservativo com cheiro de fruta, lubrificante com gosto de fruta, hidratante com cheiro de fruta… Só não come UMA FRUTA!”

A Dra. Bruna Conde, a dentista Antenada nos traz dicas de alimentos fibrosos que nos ajudam com o hálito e na higiene bucal. Alimentos como a maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, coco, amêndoas, castanhas, acelga, pepino, são alguns desses auxiliares. E alimentos como o queijo, leite e frutas frescas, vegetais e alimentos integrais são benéficos para a formação dos dentes.

Frutas e vegetais ricos em vitaminas C, como as folhas secas e frutas cítricas ( laranja, limão, mexerica, abacaxi, acerola) auxiliam na prevenção dos problemas como a gengivite e periodontite.


São diversos os alimentos importantes para a saúde do nosso corpo e da nossa boca. Porém a Dra. Bruna nos lembra que não adianta se alimentar se não for de forma equilibrada e com certa frequência.

Vale ressaltar também que nada vai substituir a higiene básica, com escovação dos dentes com uma escova macia, raspagem da língua, fio dental, raspagem profissional frequente e acompanhamento odontológico regular. A Dentista Antenada explica que os alimentos podem sim te ajudar, se você souber trabalhar de forma inteligente a individualidade de cada um deles e com supervisão de uma equipe multidisciplinar antenada em saúde e bem estar completo.

Dra Bruna Conde

Cirurgiã Dentista - CRO SP 102038 "Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde." Há mais de 10...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.