Animais e Musicalidade encantam na Poesia Infantil

Livro Cada bicho um seu canto apresenta jogos sonoros, imagens inusitadas e metáforas divertidas que estimulam a reflexão dos leitores iniciantes no mundo dos textos poéticos

Importante expoente da literatura brasileira contemporânea, o premiado escritor Edimilson de Almeida Pereira apresenta em Cada bicho um seu canto vinte e cinco poemas que trazem um novo olhar para o mundo animal e para a poesia infantil.

O título foi publicado originalmente em 1988, em pequena tiragem, pelo selo Edições d’lira, de Minas Gerais, e agora é relançado pela FTD Educação. A nova edição ganhou ilustrações do designer e artista gráfico Edson Ikê, que trabalha com diversas técnicas de ilustração, como a xilogravura, e mistura essa arte antiga a métodos inovadores e originais.

O ponto de partida para a criação do livro foram os poemas de Federico García Lorca, poeta espanhol morto pela ditadura do general Francisco Franco, em 1936. Segundo o autor, os poemas do livro foram inspirados pelas músicas e imagens de Lorca, que em sua obra também cantou o reino animal e suas pequenas grandezas, comparáveis em muitos aspectos à vida em sociedade.

O autor surpreende o leitor já no título do livro, escolhendo uma expressão pouco usual para denominá-lo: Cada bicho um seu canto, brincando não só com a ordem das palavras como também com o significado delas, como se percebe no duplo sentido da palavra “canto”.

“A intenção dos poemas não é atribuir aos animais atributos morais humanos, como na fábula. O propósito é, segundo uma percepção que temos hoje, demonstrar que participamos todos de um mundo de seres viventes, que têm suas modalidades de linguagem, seus sistemas de comunicação, e que interagem entre si. Por isso, o título do livro, ou seja, cada ser vivente (animal ou planta) possui o seu modo de se expressar (o seu canto)”, explica Pereira.

O projeto gráfico do livro se aproveita dessa originalidade e surpreende ao dispor o título dos poemas em diferentes posições em cada página, isto é, em diferentes cantos — uma brincadeira que já começa na capa. As cores utilizadas pelo premiado artista gráfico Edson Ikê e a forma como ele compôs as ilustrações dão ação e movimento para as cenas descritas nos versos e fazem a imaginação do leitor voar, como se ouvisse a vespa ou o som do flautim do jabuti.

Os poemas de Pereira apresentam os mais variados bichos, como o rinoceronte, a raposa e o cupim, vistos sob formas diferentes e descritos a partir de aspectos divertidos de seu comportamento. Os leitores são instigados a saborear a linguagem poética da escrita, com seus jogos sonoros, imagens inusitadas e metáforas divertidas, usando palavras simples e conhecidas das crianças em versos de grande qualidade estética, com potencial para encantar e inspirar leitores iniciantes no mundo da poesia.

“Os animais de Cada bicho um seu canto foram escolhidos a partir das características que apresentam. Por exemplo, a leveza e força do gato; a rapidez e a tensão da vespa etc. O interessante foi perceber como, às vezes, esses traços biológicos servem como metáforas para ações culturais criadas por nós, seres humanos, em sociedade”, explica Edimilson de Almeida Pereira.

Os títulos dos poemas também são de certa forma enigmáticos, pois não dão respostas de antemão e provocam o questionamento. Lendo o sumário, não é possível identificar de qual animal cada texto trata: de que bicho o leitor se lembra ao ler títulos como “Dolores”, “Estações”, “Casa”, “Espanto” e “Telegrama”? Eis uma poesia de reflexão que se apoia na musicalidade das palavras. 

Cada bicho um seu canto

Recomendado a partir do 2o ano

Autor Edimilson de Almeida Pereira

Ilustrador Edson Ikê

Páginas 40

Formato 20,5 cm × 27,5 cm

Fonte:

O AUTOR Edimilson de Almeida Pereira, mineiro de Juiz de Fora, é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Zurique

O ILUSTRADOR Edson Ikê é ilustrador, designer e artista gráfico. Entre os livros infantis que ilustrou, estão Zumbi assombra quem? e No balanço da maré

FTD Educação 

Deixe um comentário