O que revela a médica Dra. Naiayde Monte, especialista em Transtornos de Humor pela USP.
Para ela, o grande X da questão pode estar associado a episódios mais leves onde o paciente pode apresentar mudança de humor, energia e impulsividade. Por poderem ser leves e discretas, muitas pessoas não os identificam. A maioria dos pacientes acabam buscando ajuda médica ou psicológica quando estão em depressão, e não nas fases em que se sentem bem.
“Precisamos estar atentos a pequenas alterações no comportamento, porque elas podem revelar sintomas característicos da bipolaridade”, comenta a profissional, que hoje atua primordialmente no atendimento desse perfil de pacientes.
O aumento de impulsividade é muito comum em portadores de Transtorno Bipolar e ela pode se manifestar de diversas formas, tais como:
– Exagero em compras e gastos;
– Maior necessidade de gastar dinheiro com presentes para os outros;
– Maior necessidade de doar coisas;
– Maior envolvimento com jogos (bingo, internet, celular)
– Maior uso e abuso de substâncias químicas (fuma mais, bebe mais e minimiza os danos);
– Aumento da libido;
– Imprudência no trânsito;
– Dizer coisas sem pensar e magoar os outros por isso.
O principal alerta da psiquiatra é que, em caso de aumento de impulsividade para alguma das questões citadas, “é importante uma avaliação médica detalhada para descartar a presença de formas brandas e silenciosas de Transtorno Bipolar que podem cursar com aumento de impulsividade e que passam despercebidas como outro problema e não como parte da mesma doença”, finaliza.
Fonte: Dra. Naiayde Monte – Especialista em Transtornos do Humor, membro do PROMAN (Programa de Transtorno Bipolar da USP) e da Comissão Científica da ABRATA. Fundadora, coordenadora e preceptora do Ambulatório de Transtorno Bipolar da residência médica em psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).