Aumentam as Doenças Respiratórias, como a Bronquiolite – maior causa de Internação Infantil

O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas até 4 anos

A maior causa de internações de crianças pequenas são de casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). O boletim epidemiológico mais recente divulgado pela FioCruz mostra que a Síndrome Respiratória Aguda Grave está aumentando e presente em 59,2% dos estados brasileiros, com destaque para ocorrências com o público infantil, em decorrência do vírus sincicial respiratório, que provoca a bronquiolite.

Nas 4 últimas semanas epidemiológicas foi registrada a prevalência de casos com resultado positivo para variados tipos de vírus respiratórios: 5,7% Influenza A, 5,5% Influenza B, 47,2% vírus sincicial respiratório, e 33,9% SARS-CoV-2 (COVID-19).

Algumas medidas preventivas podem ser adotadas para preservar a saúde das crianças, como medidas de higiene, como a lavagem das mãos com água e sabão, principalmente em contato com as secreções. Ainda não estão disponíveis vacinas para a prevenção do SVR, mas uma lavagem nasal pode ser uma boa aliada dos pais para aliviar os sintomas da bronquiolite.

“Antigamente, fazer a lavagem das vias aéreas era recomendação para quando as crianças estivessem doentes. Hoje, orientamos fazê-la diversas vezes ao dia, conforme a necessidade, mantendo a higienização das mucosas, fluidificando a via aérea nasal e diminuindo a inflamação local. Com a lavagem diária, percebemos menor incidência de quadros respiratórios e melhora da saúde em geral”, explica a pediatra e neonatologista da Maternidade Perinatal, Dra. Gabriela Facchini.

A limpeza nasal pode parecer um processo complicado, mas já estão disponíveis no mercado dispositivos, como o NoseWash, que auxiliam os adultos e oferecem mais autonomia para as crianças. Um hábito saudável que deve prosseguir do recém nascido às crianças com 11 anos.

Como fazer?

Não é preciso definir horário, mas fazer o procedimento sempre que houver necessidade. É necessário apenas retirar o excesso de secreções, em crianças menores os pais devem contar com o auxílio de um cotonete para retirada das sujidades. O NoseWash é um produto aprovado pela Anvisa no Brasil e pelo FDA nos Estados Unidos.

– Mantenha uma rotina diária para o procedimento;

– Se a criança estiver com o nariz entupido, repetir a lavagem pelo menos duas vezes ao dia, a última antes de dormir;

– Incluir o processo na rotina de higiene pessoal (como escovar os dentes);

– Posicionar a criança com a cabeça para frente e levemente inclinada para um dos lados para a secreção sair da narina;

– A pressão do jato é suave e contínua para eliminar a sensação de ‘afogamento’.

Dicas para uma lavagem nasal infantil mais tranquila

Para realizar uma lavagem nasal efetiva e segura, é fundamental que se crie um ambiente favorável para que o bebê/criança se sinta mais confortável possível. Por isso, reunimos 3 dicas de como transformar esse momento em experiência positiva

 

Dica 1

Escolha um ambiente que o bebê/criança esteja ambientada e que a “bagunça” não seja um problema para a casa. Um dos locais que pode ser interessante é o box do banheiro, onde o bebê/criança faz uso com frequência. Leve algum item ou brinquedo para que ela relaxe e fique mais descontraída. Essa escolha deve ser pratica e fácil, já que o ideal é lavar o nariz todos os dias.
 

Dica 2

Leve o soro fisiológico de sua escolha e deixe fora do alcance do bebê/criança, afinal eles podem acabar esbarrando. Não se esqueça do NoseWash e permita com que o bebê/criança manipule o dispositivo livremente. A ideia é que ela veja na mão, simule o funcionamento e perceba que não é um monstro de sete cabeças. Aos poucos ela irá perceber que com NoseWash esse momento pode ser bem divertido. Essa é hora de explicar que o momento de lavar o nariz chegou.
 

Dica 3

Não se preocupe com a meleca, catarro ou agua que sair do nariz. Esse é o momento de deixar o nariz mais limpo possível, sem causar desconforto no bebê/criança. É fundamental que na hora da aplicação, sejamos mais lúdicos, contemos história, utilizemos os personagens do NoseWash como ferramenta.

 

Dicas extras

Uma lavagem nasal infantil divertida e segura depende muito de quem está aplicando. Deixar os braços do bebê/criança livres sempre que possível, usar em algum momento em si para mostrar que adultos também fazem, contar histórias, utilizar os personagens do NoseWash como apoio, tudo isso pode ajudar. É muito comum criarmos esse cenário no momento da alimentação, por que não nos dedicarmos também na hora da lavagem nasal?!

Fonte: AGPMED se especializou em fornecer produtos para saúde infantil a empresas da indústria farmacêutica, consultórios médicos e grandes grupos hospitalares

Deixe um comentário