Benefícios da gravidez contra o câncer de mama

A mulher grávida, além de curtir o desenvolvimento de um serzinho dentro de si mesma e se realizar mãe, pode estar se prevenindo contra o câncer de mama. Isso mesmo!

Segundo uma pesquisa do Centro para Doenças Imunológicas e Microbianas no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas do Colégio Médico Albany, em Nova York, os hormônios produzidos durante a gravidez podem prevenir esse temível câncer para as mulheres.

Isso porque hormônios como o estrogênio, progesterona e a gonadotrofina coriônica humana induzem a produção de uma proteína produzida pelo fígado e vesícula que inibe o crescimento do câncer de mama.

A proteína produzida pelo fígado é a alfa-fetoproteína (AFP) e tem a função de envolver e nutrir o feto nas primeiras semanas da gestação da futura mamãe.

Herbert Jacobson, pesquisador que conduziu o estudo, diz que o corpo tem defesas naturais contra as células cancerígenas e é preciso desenvolver algo a partir dessa proteína que possa prevenir as mulheres do câncer de mama.

A pesquisa foi realizada em ratas que estavam com células cancerígenas, sendo oferecido aos bichinhos hormônios da gravidez para verificar se haveria produção da AFP e assim o combate ao câncer.

A conclusão foi de que os hormônios estrogênio, progesterona e a gonadotrofina coriônica humana reduzem os casos de câncer de mama nas ratas.

Embora o resultado seja animador para o combate desse vilão à saúde da mulher, ainda é prematuro apontar uma solução definitiva. Esse estudo pode ser o início do caminho para a prevenção ou até a cura para o câncer de mama. Com ou sem filho, o ideal é continuar se precavendo contra esse tipo de câncer. Se cuide!

Dicas

A prevenção do câncer é sempre o melhor aliado. Consultas e exames periódicos são fundamentais para descobrir o câncer precocemente.

Aprenda e realize o auto-exame sempre.

Caso sinta algo diferente nas suas mamas, procure imediatamente um médico da usa confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *