É fonte de carboidratos, fibras, vitamina A, cálcio, vitaminas do Complexo B e Vitamina C, fósforo e potássio
A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica é originária dos Andes. Possui o gosto mais adocicado e consistência diferente e contém maior quantidade de carboidratos que a batata comum, por isso sacia mais rapidamente. Existem 2 variedades: a de polpa amarelada e a de polpa branca. Pode ser consumida assada, na sopa ou como purê.
Benefícios: possui 116 kcal a cada 100g. É fonte de carboidratos e fibras. Apresenta maior teor de vitamina A (essencial para a saúde dos olhos, pele e do sistema respiratório) e de cálcio (que auxiliam na formação dos ossos) do que a batata normal. É fonte de vitaminas do Complexo B e Vitamina C, fósforo e potássio. Previne a hipertensão.
Ingredientes:
Batata-doce descascada e fatiada em rodelas finas (1 a 2mm de espessuras)
Azeite, manteiga ou óleo para untar a assadeira tabuleiro
Modos de preparo: lave as batatas, descasque e, com auxílio de um fatiador ou com a faca, fatie como desejar. Caso queira mais sequinha e crocante, fatie fininho, se quiser mais molinho por dentro, fatie mais grossinho. Forre uma assadeira com papel alumínio e unte com o azeite. Disponha as fatias de batata-doce, sem sobrepor, e leve ao forno baixo por 20 a 30 minutos (dependendo do forno). Vigie sempre para não queimar e vire as fatias na metade do tempo para dourar dos dois lados.