Detalhes importantes sobre bagagens, viagens com menores de idade e pets
Viajar, conhecer lugares e pessoas é sempre maravilhoso. Mas alguns detalhes precisam ser analisados para que o embarque seja tranquilo e não cause transtornos à viagem. Segue algumas dicas importantes para viagens de ônibus que podem passar despercebidas e precisam de atenção prévia em determinados casos.
Viagens com menor de idade
Passear com os pequenos pode ser bastante divertido, porém é necessário alguns cuidados para que não haja problemas no embarque. Para embarcar com menores é necessária apresentação do documento do responsável e da criança. Em casos de viagens com terceiros é indispensável a autorização dos responsáveis legais. Até os 5 anos de idade a criança é isenta de tarifas, porém algumas empresas exigem a emissão do comprovante de gratuidade. Esse procedimento deve ser feito no guichê da viação até uma hora antes do embarque.
Bagagem e objetos pessoais
Assim como em viagens aéreas, o peso da bagagem precisa ser respeitado. Para seguir no bagageiro as malas devem pesar até 30 quilos, já os pertences que seguiram junto ao passageiro durante o trajeto não podem pesar mais que 5 quilos.
Os volumes acomodados no bagageiro são de responsabilidade da empresa até o momento que forem retirados no destino final. Já os que estão com os passageiros são de inteira responsabilidade do mesmo, tornando isenta de qualquer obrigação em caso de perda ou dano.
Animais de estimação
Muitos passageiros não abrem mão de compartilhar momentos inesquecíveis de viagens com seus animais, mas existem regras que regulamentam esse tipo de transporte em ônibus. Ao contrário do avião, onde o pet é despachado, no ônibus ele segue junto ao passageiro. Nesse caso é obrigatório o uso de caixa de transporte apropriada. Além disso, o animal deve pesar até 10 quilos, precisa ter uma poltrona só para ele, ter atestado de saúde firmado por médico veterinário, emitido no período de 15 dias antes da viagem, ter Carteira de Vacinação atualizada, onde esteja presente as vacinas antirrábica e polivalente e placa de identificação com o nome e o telefone do tutor. Vale ressaltar que são permitidos apenas cães e gatos em viagens rodoviárias. Esses e outros cuidados ao viajar são essenciais para evitar transtornos ao embarcar. Atentar-se à dicas, checar documentação e chegar pelo menos com uma hora de antecedência pode diminuir muito o risco de algum problema de embarque.
Autoria: CEO da Quero Passagem, Lukasz Gieranczyk
Quero Passagem Fundada em 2013, a empresa é um e-commerce de passagens de ônibus que atende todo o Brasil, conectando histórias de norte a sul pelas rodovias do país