Covid 19: Importância dos Cuidados Com a Saúde Pós Infecção

“Pacientes que tiveram em contato com o vírus precisam redobrar a atenção com a rotina de exames pós Covid 19”, afirma Dr. Alexandre Mançano

Após o alerta das autoridades de saúde alertam para uma nova variante do SarS-Cov-2, a Deltacron (mutação originária da variante delta com a ômicron), especialistas chamam atenção para um cuidado importante com a saúde pós Covid. “Grande parte dos pacientes que tiveram contato com o vírus consegue se recuperar sem sequelas, mas há uma parcela significativa de pessoas que precisa redobrar a atenção com a rotina de exames pós-covid 19, no caso de continuação de sintomas”, afirma o médico radiologista do Grupo Sabin Dr. Alexandre Mançano.

O importante, esclarece, é observar a própria saúde e manter os cuidados rotineiros. “Ao observar qualquer alteração ou sintoma, a pessoa deve procurar seu médico, que vai avaliar a necessidade de novos exames, inclusive de imagem dos pulmões, e indicar o tratamento, se for o caso.” 


Além disso, o médico reitera que outro detalhe essencial na retomada da rotina é que os exames contribuem significativamente com o diagnóstico de possíveis complicações, sequelas pós infecção e/ou até mesmo para evitá-las. Entre os exames indicados estão os de imagem, como ressonância magnética. “Com a ressonância em mãos, por exemplo, temos melhor precisão do grau de comprometimento do pulmão – se houver”. 


Além disso, o especialista destaca também que o mais importante é entender a necessidade individual de cada paciente e buscar orientação médica para avaliar possíveis sequelas. “Sabemos que o coronavírus inflama os pulmões, e caso o exame aponte alguma complicação, o médico pode dar início rapidamente ao atendimento com uma equipe multidisciplinar de saúde”.


O médico infectologista do Grupo Sabin, Dr. Alexandre Cunha, observa também os desafios de entender como o vírus pode se comportar após o quadro de infecção. “As consequências do Coronavírus no organismo de quem teve contato com o vírus ainda são perguntas para a ciência. A partir de pesquisas e reports conseguiremos entender como os pacientes vão se comportar num futuro próximo, mas de fato, hoje não há na literatura científica nenhuma comprovação sobre a síndrome pós-covid”, destacou.

Dr. Alexandre Mançano, médico do Grupo Sabin.

Deixe um comentário