Cuidando dos dentes das crianças

Conforme a criança vai crescendo e mudando seus hábitos alimentares, a atenção com os dentes deve redobrar. Chega uma fase que eles não têm hora certa para comer, estão sempre com balas na boca, querem tomar um picolé em cada esquina, e carregam pacotes de salgadinhos aonde vão.

“O ideal é que a criança escove os dentes sempre após as refeições e após ingerir alimentos doces que contém açúcar, como chocolate, bolo, pirulito, bolacha recheada, bala, brigadeiro e chiclete”, diz a Dra. Christiana Murakami, especialista em odontopediatria da Clínica Portal do Sorriso. Porém, como às vezes eles emendam uma guloseima atrás da outra, a melhor solução é estipular os horários. “Recomendamos que a criança escove os dentes ao menos três vezes ao dia: após o café da manhã, o almoço e o jantar”.

De todas, a escovação antes de dormir é mais importante. Segundo a odontopediatra, a saliva protege os dentes contra cárie e quando dormimos a produção de saliva cai, deixando os dentes mais suscetíveis à ação das bactérias. Tão importante quanto a frequência de escovação é a utilização de uma técnica de escovação correta e adequada para a faixa etária da criança, que deve ser ensinada pelo odontopediatra. O uso do fio dental após cada refeição também é tão essencial quanto à escovação.

Mãe ensinando a filha a escovar os dentes - foto: wavebreakmedia/ShutterStock.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.