Descolamento do Saco Gestacional: um Problema de Implantação


Hoje eu trouxe um assunto que costuma deixar as gestantes e seus familiares muito preocupados: o descolamento do saco gestacional.

Trata-se de uma situação que ocorre no comecinho da gestação (primeiro trimestre) e é descoberta após um pequeno sangramento. Ao procurar por ajuda médica e passar por um ultrassom, a futura mamãe recebe o diagnóstico e se pergunta: afinal, o que é o descolamento do saco gestacional?

Trata-se, na realidade, de uma falha na implantação do embrião na cavidade uterina. Esse problema pode ocorrer por diversas razões, que variam de sistema imunológico frágil a uma dieta pobre em nutrientes, passando pela deficiência de progesterona.

Gestações que acontecem sem o preparo adequado – estou falando aqui de suplementação aquém da necessária – geralmente são mais propensas a dificuldades na implantação e o descolamento pode ser uma delas. Costumamos dizer que ‘faltou cimento’ para colar o embriãozinho na cavidade uterina.

É preciso avaliar o tamanho da parte “descolada” (não-implementada, na verdade) para saber como prosseguir. Descolamentos que ultrapassam 40% do volume total do saco gestacional geralmente são mais graves, então o tratamento pode consistir desde repouso em casa até internação, dentre outras manobras obstétricas.

A realização do ultrassom é super necessária porque existem outras situações em que a mulher sangra, no comecinho da gestação, e não está passando pelo descolamento do saco gestacional. Ela pode ter um sangramento mais simples, causado por pólipos cervicais, ou até mais severos, que indicam quadros até mais preocupantes. Portanto, todo sangramento gestacional deve ser comunicado ao obstetra e investigado. Em tempo: não confundam descolamento do saco gestacional com descolamento de placenta. O descolamento de placenta acontece no finzinho da gestação e é um problema diferente, ok? Falarei dele em outra oportunidade.

Avatar photo
Dra. Mariana Rosário

Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecolo...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário