Dia da Luta contra o Câncer Infantil: Sinais e sintomas não devem ser ignorados

Nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, data instituída pela Childhood Cancer International (CCI) para conscientizar sobre o tema.

A Sociedade Brasileira Oncologia Pediátrica (SOBOPE) reforça a importância do diagnóstico precoce e lembra que é essencial realizar exames de rotina e prestar atenção em qualquer queixa ou sintoma diferente nos pequenos.

“É necessário não ignorar os sinais iniciais do câncer, dar atenção às queixas, principalmente as recorrentes, ter acompanhamento médico regular e encaminhar à consulta com o pediatra caso surja alguma anormalidade”, destaca a Dra. Flávia Delgado Martins, oncologista pediátrica e membro da diretoria da SOBOPE.

Ela enfatiza que a descoberta do câncer não é fácil e tende a desestabilizar o núcleo familiar. Em casos de diagnóstico infantojuvenil, as dificuldades podem ser potencializadas. Nesse momento, é importante que haja honestidade e clareza entre médico, responsável e paciente, para fortalecer a confiança entre as partes.

“Um dos pontos mais importantes é lembrar que a criança ainda é uma criança. Por isso, a realização de tarefas possíveis e o contato social com outros pequenos devem ser estimulados. Impedi-la de fazer o que tem vontade e a faz bem só tornará o momento ainda mais difícil”, afirma.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), os cânceres com maior incidência nas crianças são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). Entre os principais sintomas que podem ser observados estão:

* Palidez e manchas roxas 


* Caroços e inchaços 


* Perda de peso inexplicável


* Dor de cabeça constante


* Náuseas e vômitos

* Problemas de equilíbrio, visão turva 


* Sonolência e convulsão


* Dor nos ossos

SOBOPE

Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infanto-juvenil e seu tratamento para todas as regi...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.