Dr. Bactéria Revela 04 Lugares mais Sujos de uma Casa

Quando se fala em higiene, as pessoas imaginam que é missão impossível manter tudo limpo, uma vez que existem milhares de bactérias em tudo o que existe à nossa volta. Como fazer para combatê-las sem se tornar uma pessoa exagerada em limpeza?

Calma! O biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, um dos mais conceituados especialistas em higiene e limpeza de ambientes e alimentos no Brasil, acaba de revelar os lugares mais sujos de uma residência.

“Em primeiro lugar, informação correta e na medida certa! Muitas pessoas compram inúmeros produtos de limpeza para cada tipo de necessidade e nem sequer leem as indicações no rótulo, achando que a marca e quantidade do produto é que vão fazer a mágica. Além de pagar mais caro, acabam causando danos irreparáveis nas superfícies e pisos, como manchas e erosões e sem atingir o objetivo principal de manutenção eficiente”, explica Dr, Bactéria.


Entenda truques simples que vão desmistificar ideias com ele:

1.Pia da sua casa – as bactérias surgem dos alimentos que se costuma preparar na pia e também de resíduos de comida que ficaram nas louças sujas. A esponja deve durar por uma semana apenas. Deve ser higienizada jogando água em ebulição e não guardar molhada junto com o sabão. Para manter tudo limpinho, após a lavagem da louça, a pia não deve ficar molhada, passa-se o rodo e, depois, pra meio litro de água você vai usar uma colher de sopa de água sanitária você mistura essa água sanitária coloca num borrifador e asperge pela pia e pronto.

2. Lixeira de pia – não é recomendável em hipótese nenhuma mantê-la em cima da pia, pois o risco de contaminação é alto. O local adequado para a lixeira é no chão, com pedal e com saco plástico, sendo trocado todo dia e lavado e desinfetado.

3. Pano de prato – por incrível que pareça, é considerado um dos locais que mais proliferam bactérias, pelo hábito de secar a louça até o pano ficar úmido e deixá-lo na borda da pia, bancada ou puxador do fogão, formando uma verdadeira colônia de bactérias patogênicas, podendo causar doenças intestinais, náuseas e vômitos. O ideal é não utilizar pano pra secar a louça, mas deixá-la no escorredor. E se for utilizar panos para secar as mãos, a pia, ou superfícies em volta, é recomendável que seja um pano para cada função!

Fonte: O biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria

4. Banheiro – fazer a manutenção do banheiro é mais fácil do que parece. Basta tomar alguns cuidados básicos.

  1. Dar descarga, com a tampa do vaso sanitário baixa, sempre que for usado, pode evitar uma contaminação de todo o ambiente do banheiro, inclusive de utensílios que estiverem sobre a bancada da pia, onde tem escovas de dente! Isso porque o jato de água funciona como um borrifador das microbactérias.
  2. Para a limpeza do vaso, mistura-se para cada 1litro de água uma colher de água sanitária, vai passar com uma escova na parte interna, baixar a tampa e dar descarga. Depois faz uma mistura de 8 gotas de detergente e 1 litro de água e despeja novamente no vaso, com a tampa baixa e está pronto para uso!
  3. Um copo de água, misturado a um copo de vinagre num balde é suficiente pra desinfetar o banheiro. Com uma esponja limpa, umedecer e espremer e passar na tampa do vaso sanitário. E com um pano limpo e rodo, passa nos azulejos e chão. A pia deve ser mantida seca, pois as bactérias adoram o meio úmido!

“Toalhas de banho devem ser trocadas a cada dois dias e toalhas de rosto e piso, diariamente.


Deixe um comentário