Engatinhar: uma etapa importante do desenvolvimento

É importante que os pais estimulem seus filhos em cada etapa do desenvolvimento e o engatinhar é uma delas

Começar a engatinhar tarde (ou nunca engatinhar) é comum entre os bebês de hoje. Esse fenômeno está sendo atribuído à posição de dormir recomendada para reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI)– o bebê deitado de barriga para cima.

Felizmente a população tem respeitado essa recomendação, mas muitos pais nunca colocam os bebês de barriga para baixo, mesmo durante as horas de vigília. Como resultado, a criança, que geralmente começava a engatinhar aos 7-8 meses de idade, passa a engatinhar mais tarde ou anda direto, sem se rastejar pelo chão.

Engatinhar é uma etapa importante do desenvolvimento infantil. Você já se deu conta de que é engatinhando que o bebê começa a descobrir o mundo sozinho? É sua primeira forma de locomoção! Também estimula o crescimento e refina uma série de outras habilidades!

Bebê deitado de barriga para baixo com a cabeça levantada (tummy time) - Foto: arek_malang/Shutterstock.com

Como você pode incentivar seu filhote a engatinhar? Muito antes do seu bebê engatinhar, você deve colocá-lo de bruços por alguns minutos, todos os dias, apenas quando ele estiver acordado. Passar tempo de bruços oferece oportunidades para o desenvolvimento de grupos musculares importantes, necessários para algumas habilidades motoras. De barriga pra baixo o bebê levanta a cabeça, o que reforça os músculos do pescoço e das costas. Músculos fortes permitem seu bebê rolar, sentar e engatinhar. Essa posição é conhecida mundialmente como Tummy Time , e também dá ao pequeno uma visão diferente do mundo!

A Academia Americana de Pediatria recomenda formalmente que os pais permitam que os bebês brinquem nessa posição para promover o crescimento e desenvolvimento, além de prevenir a formação de áreas planas na cabeça, o que às vezes acontece quando os bebês passam muito tempo deitados de costas. Mas lembre-se, um bebê engatinhando pode fazer um monte de travessuras. Por isso, certifique-se de que sua casa é segura, com uma ênfase especial nas escadas e tomadas.

Um lembrete importante: uma vez que seu bebê estiver na posição de bruços, você NUNCA deve deixá-lo sem supervisão! Nunca deixe seu bebê sozinho na posição de Tummy Time! Além disso, NUNCA coloque seu bebê para dormir de bruços, porque isso aumenta bastante o risco de SMSI.

Maria Cecília Mattos

Acompanhamento psicológico em consultório durante a gravidez, no parto e pós-parto, e acompanhamento terapêutico domiciliar a gestantes.A...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.