Fique Atento: Crianças Precisam de Visitas Periódicas ao Oftalmologista

Entenda a importância de exames oftalmológicos infantis

A saúde oftalmológica de crianças não é um assunto tão em voga como deveria. Muitas vezes porque, quando muito novas, pode ser mais complicado identificar o problema, pela falta de comunicação. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 80% das crianças brasileiras em idade escolar nunca fizeram exames do tipo.

Porém, segundo a Dra Célia Nakanami, Coordenadora do Núcleo de Oftalmopediatria da Universidade Federal de São Paulo, a criança sempre dá alguns sinais ao invés de descrever seus sintomas. Alguns são: aproximar as coisas dos olhos, ficar com os olhos vermelhos, dor de cabeça principalmente depois de utilizar a visão por muito tempo, esfregar muito os olhos. Além de sempre levar em consideração o heredistimo – os problemas que os pais tiveram nos olhos podem ser passados para as crianças, como cataratas, estrabismos, ametropias, etc.

Além de sempre observar esses detalhes, é imprescindível levar os filhos ao médico especializado. “Um primeiro exame no primeiro ano de vida é importante – se tiver possibilidade de levar antes dos 6 meses é o ideal” afirmou a doutora. Já a partir dos 3 ou 4 anos de idade é importante fazer exames anualmente, com atenção especial durante a fase escolar.

Como escolher o material

Existem alguns tipos de materiais para óculos, mas muitos não sabem as diferenças entre eles. Vale a pena aprender, para entender qual opção faz mais sentido para o seu filho.

Metal O metal é um material mais resistente, mas também exige mais atenção no uso, é indicado para aquelas crianças que são mais cuidadosas.

Acetato Esse material é derivado da fibras naturais, por isso possui propriedades hipoalergênicas e ainda é um material resistente que permite ajuste, garantindo assim o encaixe ideal no rosto. Mas, esse material também requer cuidados e pode ser necessário reajustá-lo com o tempo para manter o conforto.

Injetado
No processo de injeção plástica podemos ter diferentes compostos, sendo o mais usual o Nylon/Proprionato como nos modelos de Ray-Ban e Kipling. Mas também podemos ter outras composições, como no caso da Oakley, que trabalha uma composição exclusiva chamada de O-matter. Todos esses compostos, garantem muita leveza e flexibilidade aos óculos e não precisam de ajustes. Ideal para quem vai começar a usar o óculos
.

E a questão do estilo?

Mas o óculos também é uma forma de expressão e para as crianças pode se tornar uma excelente brincadeira ao mesmo tempo que estamos cuidando da saúde ocular.

Discretas

Muitas crianças ainda estão se acostumando com os óculos e querem produtos mais clássicos, com frontais mais regulares e cores mais neutras.

Ativas

É do tipo que não para quieto nunca, corre, pula, brinca e precisa de um óculos resistente que fique bem ajustado no rosto.

Luxottica Group S.p.A.

A Luxottica é a líder na concepção, na produção e na distribuição de óculos de moda, de luxo e de desporto

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.