Gastrosquise: Você conhece essa Doença?

Aurora, filha de Pedro Scooby e Cintia Dicker nasceu em dezembro de 2022  e precisou passar por uma cirurgia de emergência.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Gustavo Patury, a gastrosquise é um defeito congênito da parede abdominal do bebê, a qual não se fecha por completo bem próximo ao umbigo geralmente à direita, causando assim a saída de parte do intestino e ou outras vísceras pelo orifício, que fica exposto ao líquido amniótico durante a gestação.

Estima-se que acomete cerca de 1 em cada 2.500 nascidos vivos, sendo mais pronunciada em filhos de mães jovens (<20 anos de idade). Essas vísceras expostas tem maior risco de inflamação e infecção.

 O quadro pode ser identificado por meio do exame de ultrassonografia durante a realização do pré-natal que mostra as vísceras expostas ao líquido da bolsa amniótica.

É importante que as mulheres cujos filhos que tiveram o diagnóstico de gastrosquise, sejam acompanhadas durante a gravidez e preparadas em relação à condição do bebê, tratamento após o nascimento e possíveis complicações.

Apesar de sua causa não ter sido esclarecida, acredita-se que o tabagismo e alcoolismo durante a gestação, bem como a ocorrência frequente de infecções urinárias possam ter influência no desenvolvimento da condição. Além disso, a gastrosquise costuma estar associada à prematuridade.

As principais complicações da gastrosquise são o não desenvolvimento de parte do intestino ou ruptura do intestino, assim como perda de líquidos e nutrientes do bebê, fazendo com que tenha baixo peso.

O tratamento é sempre cirúrgico e realizado logo após o parto que tem por indicação ser cesárea.  É importante a realização de parto cesáreo em hospital de grande porte com equipe multidisciplinar, com neonatologista, cirurgião pediátrico, nutricionistas, nutrólogos e psicólogos para o melhor tratamento, preparo e seguimento pós-operatório da mãe e do bebê.

Fonte: Dr. Gustavo Patury – Especialista em aparelho digestivo e referência em cirurgia bariátrica e metabólica e em operações robóticas minimamente invasivas. Atualmente atende na capital paulista como médico cirurgião nos hospitais São Luiz Itaim, Vila Nova Star, e Albert Einstein. Também é Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica.

Deixe um comentário