Hábitos de estudos podem continuar nas férias

Com o período de descanso se aproximando, os estudos podem se tornar benéfico para os alunos

Com o início das férias escolares é comum que os alunos tenham dúvidas sobre o que fazer com esse tempo livre, por isso, dedicar um tempo para os estudar pode estimular o rendimento e raciocínio na volta às aulas. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, o hábito de leitura estimula a concentração e a compreensão.

Para Marina Castellani, Diretora Pedagógica da Escola Mais, “a importância de estudar nas férias estaria relacionada então a usufruir de um momento de estudo de muita qualidade, pouca distração e maior foco. Mas isso tudo, a partir de uma idade em que for possível ter consciência do porquê deste estudo.”

Para não perder o ritmo dos estudos, a pedagoga dá algumas dicas:

Qualquer que seja a atividade, quando não queremos perder o ritmo, temos que fazer com frequência, planejamento e organização. Esta repetição pode ser um pouco por dia com horário definido, por exemplo. Muitas vezes, pode ser interessante a organização do estudo por assunto ou área do conhecimento, dependendo do propósito.

Para se programar, um processo de organização interessante pode ser por meio do uso de ferramentas como Kanban, em que, a partir de objetivos de estudos definidos, as tarefas são separadas em três categorias principais, ‘as tarefas a serem executadas’, ‘as tarefas em andamento’ e ‘as tarefas concluídas’. Na Escola Mais, esta é uma ferramenta que já é utilizada para organização pessoal dos alunos, que pode trazer bastante foco e engajamento para o estudo quando ele for a opção nas férias.

Vale lembrar que as férias também é hora de se divertir e descansar, por isso esse período é perfeito para cultivar situações em que o conhecimento ganha sentido. Experiências simples como visitas a parques e museus da cidade ou viagens podem levar este objetivo em consideração. É uma ótima oportunidade para a leitura, por exemplo, e há muitas possibilidades de escolha nesta área, desde referências mais instrucionais até literárias.

Escola Mais

Fundada em 2016 e inaugurada em 2018, a Escola Mais é uma rede de educação básica, atualmente composta por 8 unidades, com turmas de Ensino F...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *