Hábitos Saudáveis Previnem Doenças

Ter uma vida saudável é o objetivo da maioria das pessoas, algo que vai além da busca do corpo perfeito e visa também prevenir doenças.

De acordo com o médico Valdir Russo, clínico geral do hospital Santa Casa de Mauá, para ter boa saúde são necessários cuidados básicos. 

“Os hábitos saudáveis promovem maior disposição e também previnem diabetes, hipertensão, doenças do aparelho circulatório – trombose, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de garantir um envelhecimento mais tranquilo e seguro”, explica o médico.

Um dos fatores que contribuem para a vida saudável é a alimentação balanceada, que gera energia para o funcionamento do organismo. Vale a pena investir em alimentos ricos em vitaminas e fibras – legumes, verduras e frutas e em proteínas – carnes e ovos. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para as doenças. 

O sedentarismo também prejudica o condicionamento físico e afeta a capacidade respiratória. Por isso, os exercícios físicos regulares aumentam a sensação de bem-estar através da liberação de endorfina e a prevenção do sobrepeso. Os exercícios alternativos, como meditação e yoga, ajudam na manutenção da saúde, pois alongam os membros, promovem o relaxamento e melhoram a respiração. 

Um boa noite de sono com cerca de oito horas garante que o organismo realize funções vitais como a conservação de energia, a restauração de tecidos e o fortalecimento do sistema imunológico.

Para as pessoas que têm dificuldade para dormir, alguns hábitos podem ajudar como, não se deitar tarde, escurecer bem o quarto, evitar dormir com a TV ou outros aparelhos que tenham som ou iluminação, adequar os travesseiros e relaxar o corpo e a mente. As noites maldormidas refletem no dia a dia com menor disposição, mal-estar, problemas psicológicos e muitos outros.

Uma boa hidratação também faz a diferença na vida saudável e mantém a temperatura do corpo equilibrada, controla a pressão arterial, previne câimbras, regula o funcionamento do intestino, transporte de nutrientes, aumento da resistência física, absorção de vitaminas, entre outros benefícios. É recomendado consumir no mínimo dois litros de água por dia.

“As pausas ao longo do dia são importantes, já que muitas situações podem ser estressantes. Apesar de não ser uma doença, o estresse favorece o aparecimento delas, além de ser fator de risco para os problemas do coração”, explica Valdir Russo.

Reduzir o consumo de bebida alcoólica garante o sucesso da alimentação saudável, da saúde do fígado e de outros órgãos. Outra dica é evitar o tabagismo, já que afeta a respiração e causa males terríveis ao organismo. E como muitas doenças são silenciosas, é importante manter uma rotina de exames médicos.

Médico Valdir Russo,

Clínico Geral Hospital Santa Casa de Mauá

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.