Hamburguinho de aveia e cenoura

Os principais nutrientes da aveia são vitaminas B1, B2, Magnésio e Zinco

A aveia (Avena sativa) é um cereal que pode apresentar diversas opções, como: flocos regulares, flocos finos, farelo de aveia e farinha de aveia. Ela é utilizada em cereais em flocos, biscoitos, e sua farinha em pães, bolos, mingaus, bolos de carne, tortas de peixe e também para engrossar sopas e molhos.
Benefícios: a fibra solúvel na aveia – a chamada beta-glucana – auxilia a baixar os níveis de colesterol sanguíneo, reduzindo o risco de problemas no coração. O tipo que possui maior quantidade de beta-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia. Ela também melhora o aproveitamento da insulina, importante no controle do diabetes.
hamburguinho de aveia e cenoura - Foto: M.studio - adobestock.com
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de aveia em flocos regulares
2 cenouras médias raladas (280 g)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
1 ovo (50 g)
2 ramos de manjericão lavados e cortados em tirinhas
2 talos de cebolinha lavados e picados
1/2 xícara (chá) de óleo de milho (80 g)
3 colheres (sopa) de azeite para grelhar
Modo de preparo: misture bem todos os ingredientes em um refratário. Faça porções com 3 colheres de sopa de massa e molde círculos no formato de hamburguer, com aproximadamente 8 cm de diâmetro e 1 cm de altura, sempre pressionando bem. Aqueça uma frigideira grande, acrescente 1 colher (sopa) de azeite e 3 hamburgueres. Grelhe dos dois lados até ficarem dourados. Repita o mesmo processo com o restante dos hamburgueres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *