Procedimento é altamente versátil e eficaz na prevenção e tratamento de mucosas e glândulas salivares, além de agir diretamente no controle de infecções
Os cuidados com a saúde bucal em pacientes oncológicos pediátricos são fundamentais para evitar desconfortos e alguns efeitos colaterais que podem surgir devido ao uso de medicamentos e procedimentos realizados, como por exemplo a quimioterapia e a radioterapia de cabeça e pescoço. O setor de Odontologia do Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, conta com um procedimento versátil e indispensável no acompanhamento dos pacientes: a fotobiomodulação, ou seja, laserterapia de baixa potência. Cerca de 200 pacientes são atendidos e monitorados todos os meses pelo setor de odontologia.
Trata-se de uma opção terapêutica rápida, indolor e altamente eficaz para preservar a mucosa da boca, estimular o reparo tecidual, com capacidade de modular a inflamação e analgesia. Além disso, a laserterapia pode preservar as glândulas salivares, mantendo a produção e as características da saliva.
“Em nossa rotina clínica, observamos que a fotobiomodulação alcança resultados importantes também a longo prazo, pois evita complicações bucais que podem, inclusive, comprometer o quadro oncológico”, explica a Dra. Juliana Castilho Chaves Rojz, coordenadora do Setor Odontológico do Hospital do GRAACC. As sessões variam conforme o perfil de cada paciente e a resposta aos protocolos de controle do câncer.
Abordagem preventiva
De acordo com a Dra. Juliana, é fundamental que a equipe odontológica atue de forma integrada com o corpo clínico. No Hospital do GRAACC são realizadas abordagens proativas antes, durante e após o tratamento do câncer em todos os pacientes internados e em atendimento ambulatorial. Isso permite às equipes mais agilidade no diagnóstico e eficácia nos resultados, aumentando as chances de cura e oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes.
“O tratamento do câncer pode apresentar inúmeros efeitos colaterais temporários ou permanentes, principalmente na cavidade oral. Por isso que a manutenção e os cuidados com a saúde bucal precisam ser rigorosos. Realizamos a limpeza dos dentes, entregamos kits de higiene e orientamos os pais sobre a importância da escovação e de seguir uma dieta equilibrada”, acrescenta Dra. Juliana.
Fonte: O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.