Aleitamento Materno Para a Saúde do Recém-Nascido

Muitas mamães ainda têm várias dúvidas sobre a saúde bucal de seus bebês, como, por exemplo, quando levar o bebê no dentista pela primeira vez ou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento geral e bucal do pequeno.

“É importante levar o seu bebê para a primeira consulta no dentista, antes mesmo da erupção do primeiro dentinho, isso irá facilitar bastante a rotina no futuro, com uma melhor adaptação da criança com a ida ao dentista e aprendizagem lúdica sobre os primeiros passos para a higienização bucal.” explica a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde.
 

E se tratando de aleitamento materno, são inúmeros os benefícios para a saúde do bebê, sendo que grande parte deles estão ligados diretamente com a saúde bucal e toda a formação da estrutura bucal e facial do bebê.
 

O leite materno proporciona todos os nutrientes necessários para sanar a todas as necessidades alimentares dos bebês. Sendo assim desnecessário a ingestão de água e alimentos sólidos nos primeiros 6 meses de vida, tendo a necessidade de complementar a amamentação natural com outros tipos de alimento entre 6 meses e 1 ano de vida.

 

Além de ser o melhor alimento nutricional para o recém-nascido, por reforçar a imunidade contra doenças infecciosas e alérgicas e ter um importante papel na redução da mortalidade infantil, a amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos, levando ao desenvolvimento harmônico da face, o posicionamento correto dos dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala.


 

Segundo a especialista Bruna Conde a sucção da mama possibilita o crescimento adequado do complexo do crânio, facial e treinamento da estrutura bucal, melhora o posicionamento dos dentes, contribuindo para o exercício das funções de deglutição, respiração, mastigação e fala. Considerando isso, o aleitamento materno diminui as chances da criança de adquirir hábitos como sugar o dedo ou a chupeta.
 

“Vale ressaltar que o aleitamento materno, quando bem orientado, adia a ingestão de açúcar na dieta do bebê, diminuindo as chances do desenvolvimento de cáries nas crianças.” destaca a cirurgiã dentista.

 

Além de tudo, o leite materno é o alimento mais adequado, é fonte de grande importância nutricional de cálcio e outros minerais que fortalecem os dentes, ajudando na formação da dentição.
 

Confira mais benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebê:
 – Ajuda na interação das funções de sucção, deglutição e respiração;

– Auxilia no desenvolvimento adequado da musculatura da face;

– Desenvolve a defesa imunológica;

– Reduz riscos de mortalidade infantil;

– Ajuda na manutenção do desenvolvimento de uma pele saudável;

– Contribui para desenvolver um peso mais regular;

– Regula a temperatura corporal;
– Melhora o sistema digestivo.
  “Tendo todos esses cuidados na amamentação e nos primeiros meses de vida do bebê, ajudará seu filho a ter hábitos adequados, crescendo com dentes fortes e saudáveis.” finaliza a Dra. Bruna Conde.

Autoria: Dra. Bruna Conde – Dentista Antenada: Cirurgiã Dentista. CRO SP 102038 “Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde

Deixe um comentário