Livro Infantil Aborda Inteligência Emocional Entre as Crianças

As Incríveis Aventuras de Nirobe na Terra do Não será lançado no mês de março

Se para os adultos lidar com os sentimentos e emoções é um desafio, imagine como as crianças se sentem ao perceberem as primeiras sensações de raiva, tristeza, ansiedade e, além de tudo, a relação com o temido ”não”? Histórias infantis podem apoiar, e muito. A Piraporiando, editora e negócio de impacto social, lança o livro infantojuvenil ‘As incríveis Aventuras de Nirobe na Terra do Não’ que aborda a temática junto ao público infantil. 

Com ilustrações de Bruna Assis Brasil,  o livro conta a história de Nirobe, um garoto esperto e atrevido, que convive com todos os sentimentos  – felicidade, tristeza, medo, coragem, respeito e a inteligência –, porém não consegue compreender o “não” que não era exatamente um sentimento, mas que tinha o poder de fazer sentir muitas coisas. 

O menino a todo momento  tentava driblá-lo para conseguir aquilo que queria. Aos poucos, ele vai percebendo que nem tudo é o que parece. 

A história é um plano de fundo para tratar de inteligência emocional com as crianças. O conceito se refere à capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com seus próprios sentimentos e os dos outros, e é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento socioemocional nessa fase da vida. 

Janine Rodrigues, autora e fundadora da Piraporiando, começou a escrever a história ainda na infância e concluiu durante a pandemia. Ela percebeu que nesse período de isolamento social as crianças também passaram a sofrer mais com frustrações, tristeza, ansiedade, perdas, entre outros sentimentos, e que nem sempre é fácil para as famílias identificarem como as crianças estão lidando com estas questões. Neste sentido, a leitura e o ouvir histórias  pode ajudar a abrir um canal de comunicação com as crianças. 

“Nirobe tem essa pegada de falar sobre emoções, sentimentos, como lidar com os nãos que a vida dá e como encarar isso de uma forma mais leve nessa fase da vida. Acredito que apostar no desenvolvimento da inteligência emocional na infância contribui para termos adultos mais confiantes e uma sociedade melhor”, destaca.

Nirobe é o sétimo título da autora. O lançamento de ‘As incríveis aventuras de Nirobe na terra do não’ acontece  no dia 5/3 (sábado), às 15h, na Blooks (Botafogo), no Rio, e no dia  27/3 (domingo), às 15h, na Casa das Rosas, em São Paulo. Além da tarde de autógrafos, a programação inclui contação de histórias e mediação de leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.