Mater Joias

Projeto Mater: dados de ultrassonografia de bebê dão forma a joia única para cada mãe

Mater é uma joia que eterniza a experiência da maternidade. Dados reais da gestação do bebê são combinados para gerar uma forma única para cada mãe, assim como toda criança. Possível graças à aplicação inédita de processos de fabricação digital no campo do design de joias, o resultado materializa para sempre características do filho ainda na barriga e, ao mesmo tempo, alude à formação de um embrião humano.

Seu design é gerado por meio de um software – desenvolvido por Peter Curet (NL) especialmente para o projeto – que parte de dados reais da gestação: uma imagem de ultrassonografia e uma gravação do som dos batimentos cardíacos do bebê são usadas para criar a forma da joia, em três dimensões. A peça final é fabricada em resina por uma impressora 3D e depois fundida em ouro ou prata.

Processo de geração da Mater joia - divulgação

Criada por Vanessa Robert, designer de joias, e Alice Bodanzky, designer de sistemas generativos, Mater alia o bom design à alta tecnologia numa peça exclusiva, capaz de evocar lembranças como o momento em que se escuta a batida do coração do filho pela primeira vez. Esse projeto contou com incentivo financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Mater Joia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *