O Autismo e a Dificuldade para Comer

A maioria das crianças diagnosticadas com autismo apresentam problemas para comer

imagem Pixabay

Fato: a maioria das crianças diagnosticadas com autismo apresentam problemas para comer – seletividade, rigidez comportamental (querer sempre o mesmo prato, da mesma forma) e até dificuldades motoras.

Consequências: comprometimento da saúde e do desenvolvimento, necessidade de suplementos. 

Motivo: crianças que estão dentro do espectro autista podem ter hiper ou hiposensibilidade a estímulos sensoriais externos; comer é um ato multissensorial que envolve cheiro, cor, textura, temperatura e gosto. Tudo isso pode ser muito ou pouco estimulante para o autista. 

Alimentos mais/menos aceitos: opções difíceis de mastigar, com gosto, cheiro, cor ou textura mais acentuados são mais rejeitados do que papinhas e vitaminas. Porém, as escolhas são muito particulares de cada criança.

Tratamentos: para amenizar o problema, é preciso envolver uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo. A abordagem integrada desde a avaliação até a intervenção garante mais sucesso no tratamento. Apoio da família e constância também são fundamentais.

O Centro Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) do Instituto Jô Clemente, referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência Transtorno do Espectro Autista (TEA) oferece atendimento pelo SUS, rede particular e convênios, disponibilizando consultas, terapias e avaliações destinadas a crianças e adultos com suspeita ou diagnóstico confirmado de TEA. Após uma avaliação neuropsicológica, são feitas avaliações das funções cognitivas, psicológicas e fonoaudiólogas pata se conhecer os padrões de alterações alimentares.

Fonte: Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas

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