Época de Copa do Mundo é sinônimo de alegria, celebração e otimismo.
O que esse evento mundial envolvendo várias culturas diferentes pode trazer de aprendizado para as crianças, especialmente aquelas que já estão em idade escolar?
Além da organização, necessária nos preparativos para os jogos, há a tradição do Brasil no futebol. E um dos temas que trazem aprendizado em sala de aula é justamente a competição saudável e o respeito ao adversário, como ressalta o coordenador de Educação Física do Colégio Bom Jesus, Everton Saad. “Durante a Copa do Mundo, temos a oportunidade de ressaltar com nossos alunos as habilidades socioemocionais que trabalhamos em cada série, e uma delas é o respeito ao próximo em uma dimensão muito maior; respeito que inicia com a educação e a humildade diante do adversário em um jogo, por exemplo”, comenta o professor.
Saber lidar com as frustrações é outra habilidade que pode ser trabalhada e reavivada durante a Copa do Mundo, em sala de aula. “O esporte nos ensina que é preciso saber perder, pois na vida teremos muitas frustrações. Em atividades esportivas estamos sujeitos a muito mais situações de derrota. Então é preciso aprender a trabalhar com isso internamente”, diz Everton. Outra questão é saber ganhar. “No jogo, você depende do adversário para poder jogar e esse sentimento deve ser valorizado também. Mesmo quando vencemos, o respeito ao adversário é primordial, afinal saber ganhar também é uma virtude”, observa o professor.
Outros temas podem ser trabalhados em sala de aula em época de Copa, por exemplo, perseverança, foco, dedicação, empenho ‒ características comuns aos atletas e que devem ser buscadas por todas as pessoas. “É preciso ensinar às crianças que o esporte exige muita disciplina, renúncia, dedicação; que não é tão fácil ser muito bom naquilo que desempenha e ganhar tão bem assim como se diz por aí”, comenta Everton. Ele lembra ainda que os atletas, muitas vezes, renunciam à família, aos amigos, ao lazer para poderem chegar a um alto patamar de rendimento. “Não é fácil ser atleta. E na vida surgirão muitos obstáculos, então é preciso dedicação, consistência e resiliência”, comenta.
A Copa do Mundo envolve celebração, alegria e confraternização entre os povos. Assim, traz a oportunidade de mostrar a solidariedade, a humildade, a união. Racismo, xenofobia e direitos humanos são temas que podem ser trabalhados com os adolescentes “Essa é uma pauta que sempre está em evidência nos esportes. Na América do Sul, temos muitos exemplos, além das brigas de torcidas”, lembra Everton. Em sala de aula (na quadra, no caso da Educação Física), como ele explica, abordam-se com frequência os princípios do fair play, que são: lealdade, honestidade, aceitação de regras, respeito pelos outros e por si próprio e igualdade de oportunidades ‒ princípios que estão relacionados aos direitos humanos. Isso é muito frequente nas ações dos japoneses na Copa, por exemplo – eles limpam o estádio após cada jogo de sua seleção. “Ressaltamos esses valores em sala de aula, mas também no recreio, nas atividades dirigidas e em outros momentos de atividades extracurriculares. No caso dos japoneses, lembramos da humildade, da educação, do respeito pelo outro e pelo ambiente utilizado coletivamente como exemplos a serem seguidos”, diz o professor.
No Colégio também são trabalhadas atividades lúdicas como a confecção coletiva de álbum de figurinhas e a troca de cromos; aulas de Educação Física com atividades sobre a história das copas; bolões envolvendo os jogos da Copa (equipes que ganham o bolão podem escolher a modalidade do recreio dirigido). Além disso, alunos e professores assistem aos jogos juntos, o que traz o espírito de união, celebração e alegria ao colégio.
Fonte: Grupo Educacional Bom Jesus – Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior.