Você tem rotulado seus filhos de forma negativa nos momentos mais desafiadores por aí? Se sim, saiba que através da tomada de consciência e do conhecimento você pode mudar a forma de olhar para o comportamento infantil.
E quando mudamos nossa forma de olhar para a criança, o nosso comportamento muda e isso impacta positivamente no comportamento dos nossos filhos também.
Se você deseja ter novos resultados, vai precisar ter novas atitudes. Veja essas 5 novas perspectivas para ajudar você na hora dos desafios:
- Ao invés de dizer: “meu filho quer me manipular” com esse choro, devemos lembrar que uma criança pequena ainda não é capaz de se acalmar sozinha. Ele precisa da ajuda de um adulto calmo para ensiná-lo a lidar com as emoções difíceis que sente.
- Substitua a velha frase “meu filho é mimado, não consegue ouvir um não.”, por: Eu também não gosto de ouvir não, mas como adulto já sei lidar com as emoções difíceis e meu filho ainda não.
- Evite aquele pensamento “Meu filho quer me testar”. Na verdade, as crianças estão conhecendo o mundo, seus próprios limites e ela não tem uma visão de mundo como um adulto. Além disso, necessidades físicas e emocionais não atendidas como fome, sono, cansaço, necessidades de afeto também impactam diretamente no comportamento infantil.
- Somos o principal modelo dos nossos filhos:
Importante lembrar que muitos pais ainda não sabem lidar com a própria raiva e frustração, mas esperam que seus filhos saibam. Se Reeducar emocionalmente é essencial para dar educação emocional aos nossos filhos.
- No momento do choro, evite querer falar muito ou ensinar, nessa hora ninguém aprende nada, pois a emoção acaba dominando a razão. Espere o choro passar para ensinar o que precisa ser ensinado.
Gerenciar nossas expectativas em relação ao comportamento infantil e entender que o amadurecimento emocional é um processo de longo prazo, muda a dinâmica da família para melhor.
Ressignificar o nosso olhar para o comportamento infantil, abre uma grande e nova possibilidade de construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos entre pais e filhos.