Aquele bebê que você viu nascer não tem mais nada a ver com esse ser “independente” que circula pela sua casa. Agora ele “manda” em seu coração.
Até os 2 anos, o cérebro da criança está totalmente formado. Suashabilidades são muitas: chuta uma bola sem perder o equilíbrio, corremas não consegue parar de repente, anda de costas, sobe e desce escadasegurando o corrimão, anda em linha reta, na ponta dos pés e dirige ovelocípede em círculos.
Sua linguagem já está mais elaborada. Com dois aninhos a criança játem capacidade de compreender cerca de 200 palavras e fala umas 50.Inventa palavras para denominar coisas e objetos que tem contatodiário. Mas ainda usa muitos gestos e mímicas para se comunicar,especialmente com outras crianças.
Constrói frases com 2 ou 3 palavras, inclusive frases negativas einterrogativas, usa verbos e pronomes.Quando fala de si, usa a terceirapessoa: “nenê faz bagunça”, “nenê quer bola”. Já sabe muito bem o quesignifica “meu” e emprega essa palavrinha a todo instante,especialmente quando um amiguinho tenta pegar seu brinquedo. Issomostra a sua noção de propriedade das coisas e seu ciúme, que é umacaracterística bem marcante nessa fase.