Um ano e meio é aquela fase em que costumamos dizer que a “pilha” deles não acaba nunca. Os bebês com essa idade são agitados e não param quietos nem um minuto.
Quanto mais habilidades eles ganham,maiores as travessuras. Seu desenvolvimento motor permite saltar sobreos dois pés, andar quase correndo, subir e descer escadas, ficarsentado sozinho em uma cadeira. Brincando, consegue puxar um carrinhopela corda, fazer uma torre com 3 ou 4 cubos, rabiscar uma folha depapel.
A sociabilidade da criança de 1 ano e meio é grande.Ela começa a buscar sua autonomia e insiste em realizar sozinha algumastarefas como segurar o copo d’água, buscar um brinquedo na prateleira,tirar o sapato. Por outro lado, requer a participação da mãe em todasas suas atividades.
Já a convivência com outras crianças écomplicada. Eles acreditam que outros bebês são como os seus brinquedose insistem em puxar, empurrar, bater, agarrar, morder. Fazem isso nãopara maltratar, mas para se divertir.
Conseguem entender mais palavras do que falar. Emitem apenas umas 10 palavras, mas conseguem compreender mais do dobro disso.
Nessafase, os bebês começam a atender aos pedidos dos pais. Se disserem paraa criança abrir a boca bem grande para escovar os dentes, eles abrem.Se mandarem parar de bater no amiguinho, eles param. Com um ano e meioeles já estão maduros o suficiente para receber ordens básicas. Terdisciplina nessa etapa é fundamental para seu futuro, pois nessa idadeé criada a base da educação da criança. Desde cedo eles precisam termaturidade para respeitar e obedecer às ordens básicas.