Obstrução do Canal Lacrimal em Recém-nascidos é Mais Comum do Que Parece

1 em cada 25 bebês podem ter o problema

Atenção mamães de recém-nascidos! A obstrução do canal lacrimal pode ser indicada pelo acúmulo de secreção amarelada nos olhos e o lacrimejamento. Poderá ser uma forma congênita da patologia, no caso desses sintomas surgirem logo ao nascimento.

A obstrução do canal lacrimal em bebês normalmente ocorre devido ao não rompimento de uma membrana localizada na região da válvula de Hasner, estrutura que liga o ducto lacrimal à cavidade nasal. Segundo a oftalmopediatra, Dra. Marcela Barreira.

Com essa obstrução, as lágrimas ficam represadas nos olhos, ou seja, elas não percorrerem o caminho esperado, causando os sintomas.

Sintomas mais comuns

Entre as manifestações mais comuns estão o acúmulo de secreção amarelada nos olhos e lacrimejamento constante.

Pode acontecer de surgirem sintomas parecidos com a obstrução, sendo outras condições oculares.

“Entre elas podemos citar o triquíase (quando os cílios nascem para dentro) glaucoma congênito, conjuntivite ou ainda o fechamento incompleto das pálpebras. Um oftalmopediatra deve ser consultado para uma avaliação”.

Tratamento pode ser cirúrgico

Quase sempre, o problema tende a se resolver até o bebê completar um ano. A espessura das vias lacrimais com o tempo aumentam, ajudando a desobstruir. A massagem das vias lacrimais são alguns procedimentos que podem ser feitos para melhorar a drenagem.

Até o quinto mês de vida, a condição é tratada com medidas menos invasivas, como massagem e limpeza dos olhos.

As vezes precisarão de tratamentos invasivos, como irrigação do canal lacrimal, em outros casos, uma cirurgia chamada dacriocistorrinostomia”, explica Dra. Marcela.

“O operação criará uma comunicabilidade entre canal lacrimal com o nariz, através de um espaço ósseo na fossa lacrimal. Ela é feita quando a criança passa do momento de fazer a sondagem e a sondagem não resolveu a obstrução.”

Os bebês tendem a apresentar melhora do quadro ao completar um ano de vida (o prognóstico da obstrução do canal lacrimal é bom na maioria dos casos, cerca de 90 a 95%).

O diagnóstico precoce é muito importante como seu tratamento, aliviará sintomas e evitará procedimentos mais invasivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *