Psicomotricidade Infantil: Como as Crianças Aprendem com a Ajuda de Atividades que Estimulam os Movimentos

Psicomotricidade é a ciência que estuda o ser-humano através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

E, ao contrário do que muitos pensam, essa área do conhecimento não se resume em apenas compreender o movimento do corpo, ou seja, não se trata apenas da mobilidade, mas sim da integração dela com os aspectos emocionais e cognitivos das pessoas. E, por isso, é tão importante no processo de aprendizagem das crianças.

Os movimentos corporais permitem aos pequenos a possibilidade de explorar e perceber o contexto ambiental, vivendo experiências concretas, o que reforça de maneira significativa o desenvolvimento infantil. 

Dessa forma, esse tema é fundamental para pais e professores, principalmente no início do ano, quando as crianças estão iniciando a vida escolar – ou voltando à rotina da escola – e explorando o entorno e conhecendo um mundo novo. 

A psicomotricidade também influencia significativamente na aquisição da leitura e da escrita, pois ajuda a desenvolver habilidades sensoriais, motoras e cognitivas essenciais para o processo de alfabetização.

Veja cinco motivos pelas quais a psicomotricidade contribui na alfabetização das crianças:

  1. Desenvolvimento da coordenação motora fina: As atividades que envolvem movimentos finos, como desenhar, pintar, recortar e colar, fortalecem os músculos das mãos e dos dedos e melhoram a habilidade de escrever. 
  2. Estímulo à percepção visual: Brincadeiras que estimulam a identificação de objetos e a classificação de formas, cores e tamanhos ajudam a desenvolver a atenção aos detalhes e a habilidade de observação – importantes para a identificação de letras e palavras.
  3. Desenvolvimento da atenção e da memória: Atividades de memorização de sequências, como jogos de tabuleiro e quebra-cabeças ativam a atenção e a memória, que são habilidades fundamentais para a leitura e a escrita.
  4. Estímulo à criatividade e imaginação: Criação e representação de histórias, como dramatizações, brincadeiras de faz de conta e jogos de interpretação, desenvolvem a capacidade de criar narrativas, o que é essencial para a produção de textos criativos.
  5. Promoção da interação social: jogos e brincadeiras que envolvem a leitura e a escrita em grupo ajudam no desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o futuro sucesso acadêmico e profissional, já que proporciona experiências entre as crianças, promovendo a cooperação e o trabalho em equipe na aprendizagem da leitura e da escrita.

Portanto, a psicomotricidade deve ser trabalhada de maneira intencional e planejada tanto na Educação Infantil, quanto em casa, pelos pais, enquanto dedicam tempo de qualidade aos pequenos. 

Fonte: Junior Cadima  Psicopedagogo e especialista em desenvolvimento infantil. Acredita e defende que o brincar é uma das ferramentas mais importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Junior promove a formação de professores, de profissionais da área da saúde, de pais e de pessoas interessadas em aprender e compreender sobre o brincar na infância, compartilhando conteúdos baseados em evidências científicas e atividades práticas. Sua formação envolve cursos de especialização nas áreas da neuropsicologia aplicada à neurologia infantil, neurociência aplicada à educação e psicomotricidade.


Deixe um comentário