Quando Começar a Escovar os Dentinhos do Bebê?

Os primeiros dentes do bebê – chamados de dentes de leite – começam a nascer, geralmente, a partir dos 6 meses de idade. E apesar de temporários, esses dentinhos são responsáveis pelo bom desenvolvimento da mastigação no início da alimentação sólida e por guiar o nascimento dos dentes permanentes. Por isso, para evitar que eles sofram com cáries e que suas funções sejam afetadas, é preciso ter atenção à escovação desde bem cedo.

Para entender mais sobre essa fase, Kess traz algumas informações importantes. Confira:

Quando começar a escovas o dentinhos do bebê?

Apesar de o nascimento dos dentinhos darem os primeiros sinais após o sexto mês de vida, é importante começar os cuidados com a boca do bebê um pouco antes disso. Pelo menos duas vezes ao dia é preciso limpar as gengivas, bochechas e língua, principalmente antes de colocá-lo para dormir, a fim de evitar a cárie da mamadeira. Para auxiliar a higienização é recomendado o uso de escovas massageadoras próprias para bebês, que podem ser usadas a partir dos 3 meses de idade.

Uma boa alternativa é a Escova Dental Kess Massageadora Para Bebê feita 100% com material de silicone, ideal para ajudar na limpeza da gengiva e bochecha, além de aliviar o incômodo do nascimento dos primeiros dentinhos. Basta inserir o dedo indicador na escova e massagear cuidadosamente a região.

Escova de dente ideal para o bebê como escolher ?

Passado o sexto mês, ou o nascimento do primeiro dentinho, chega a hora de escolher a primeira escova de dentes. Neste início, é superimportante que as cerdas do acessório sejam bem macias, tenham a cabeça pequena para alcançar os lugares mais difíceis e que tenha um cabo longo para facilitar a escovação manuseada e assistida pelos pais.

Com cabeça pequena e cerdas extra macias que são gentis e delicadas com a gengiva das crianças, a Escova Kess Dentinho conta com design especial de cabo alongado para auxiliar os adultos na hora de escovar os dentes dos pequenos.

Pode usar pasta de dente?

Bem como a escova, o uso da pasta ou creme dental deve começar assim que o primeiro dentinho nascer. Nesse momento, é indicado buscar por produtos sem flúor para evitar possíveis manchas nos dentes de leite. Como nessa idade os bebês ainda não sabem cuspir e engolem a água, a quantidade de pasta, até os 2 anos, deve ser equivalente a meio grão de arroz.

Como realizar a escovação?

A escovação nessa idade deve ser assistida e realizada por um adulto. Primeiro, é preciso apoiar a cabeça do pequeno para garantir mais segurança e conforto durante a escovação. Com bastante delicadeza realizar movimentos circulares na frente e atrás de cada dentinho. Nos dentes do fundo, realizar movimentos de vai e vem. Além de limpar também as bochechas e gengiva.

Com que frequência escovar os dentes do bebê?

Pelo menos duas vezes ao dia. Mas é importante dar atenção à escovação da noite, após a última refeição do bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *