Saiba como Proteger Bebês Prematuros de Infecções Respiratórias

O VSR, vírus sincicial respiratório, é o principal causador de infecções respiratórias baixas em crianças menores de dois anos. Alerta é feito no Novembro Roxo, mês da prematuridade

As infecções respiratórias estão entre os maiores riscos para bebês prematuros, podendo levar a quadros graves de saúde e hospitalizações. O principal agente causador dessas infecções é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em bebês com menos de seis meses, principalmente prematuros, o risco é maior e até 15% dos casos requerem internações1.

Esse é um importante alerta a ser realizado neste Dia Mundial da Prematuridade (17/11). No Brasil, o tema ganha ainda mais evidência, com o Novembro Roxo, mês da prematuridade.

Apesar do risco, existem medidas preventivas que podem ser adotadas, reduzindo o risco de contágio e a gravidade da infecção. Eles se assemelham aos cuidados contra a COVID-19, como higiene frequente das mãos com álcool em gel e sabonetes germicidas, isolamento de pacientes com diagnóstico confirmado e limpeza de superfícies expostas às secreções infecciosas2.

Converse com o pediatra do seu filho e avaliem juntos a melhor alternativa, pois a época das infecções não está tão distante. A sazonalidade do VSR no Brasil varia de acordo com a região. Norte, de fevereiro a junho; Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, de março a julho; e Sul, de abril e agosto3.

No Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuramente todos os anos, de acordo com o Ministério da Saúde, o que também implica em risco aumentado para doenças cardiovasculares e diabetes, problemas de aprendizagem e deficiências motoras, além das infecções respiratórias2. Bebês prematuros são aqueles que nascem antes de completar 37 semanas de gestação, sendo que o período gestacional completo pode durar entre 37 e 42 semanas2.

Referências:1) Ministério da Saúde. Dia Mundial da Prematuridade. 2) Diretrizes para o manejo da infecção causada pelo VSR, SBP 2017 3) Portaria Conjunta MS N23 de 03 de outubro de 2018 disponível

Fonte: AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global com foco na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos.

Deixe um comentário