Tênis para Crianças que Fazem Uso de Órtese

O tênis “Bibi para todos” foi desenvolvido com embasamento de estudo científico feito pela Dra. Eliane Fátima Manfio

A partir de março deste ano, as lojas da Bibi passam a contar com um produto que pode ser usado por todas as crianças, inclusive as que fazem o uso de órtese, dispositivo que serve como suporte para o tornozelo e pé, auxiliando a manter e controlar a posição e os movimentos funcionais dos pequenos com limitações físicas ou alterações motoras de origem neurológica. Chamado de “Bibi para todos”, o projeto científico do tênis foi desenvolvido pela Dra. Eliane Fátima Manfio, doutora em Biomecânica, especialista em tecnologia e conforto do calçado e tecnologia assistiva, diretora e pesquisadora da BIOMEC FPM. O objetivo do produto é oferecer para as crianças que usam órtese um calçado na numeração adequada, respeitando às suas necessidades, que oferece ludicidade, conforto, leveza, segurança e facilidade no calce, contribuindo assim para a locomoção, crescimento, desenvolvimento saudável e independência da criança.

Grande parte das vezes, os pequenos que fazem uso de órtese têm dificuldade para encontrar um calçado adequado. Dessa forma, os pais precisam investir em numerações três ou quatro vezes maiores, o que pode comprometer a locomoção e coordenação das crianças em atividades diárias. Após dois anos de pesquisa, foi possível chegar a um tênis que proporciona leveza ao caminhar, conforto para adequar o pé e a órtese no calçado, a ludicidade por meio de um tênis funcional que a própria criança pode calçar sem dificuldades, na sua própria numeração, além de contar com materiais não-tóxicos.

“O calçado poderá ser utilizado por crianças, sem e com alterações motoras. Por meio de avaliações biomecânicas, que envolveram a locomoção e os pés, foi possível disponibilizar este modelo de tênis, contribuindo assim para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos de tecnologias assistivas em âmbito nacional, que considerem o impacto econômico, ergonômico, prático e funcional, para promover a melhora da marcha, a qualidade de vida, a saúde e a inclusão social das crianças com alterações motoras de origem neurológica. Este projeto também auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos secundários e, consequentemente, na diminuição ou retardo de procedimentos cirúrgicos”, explica a Dra. Eliane Fátima Manfio.

O tênis “Bibi para todos” foi produzido com cano alto, para proporcionar mais estabilidade durante a locomoção. O modelo conta com a exclusiva palmilha Fisioflex, que proporciona a sensação de andar descalço, concedendo todo o conforto, liberdade e estímulos que os pezinhos precisam para se desenvolver da forma mais natural, saudável e livre possível. O cabedal foi desenvolvido em elastano, que tem melhor ajuste no pé e facilita o calce do calçado, com a parte interna em EVA, promovendo mais conforto. O solado também é em EVA antiderrapante, que traz uma leveza ao produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.