Transtornos do Neurodesenvolvimento: cada Criança Tem Seu Tempo?

Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, Hélio van der Linden Júnior explica a importância do diagnóstico precoce

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Durante anos, foi comum ouvir que cada criança tem seu tempo, seja porque está demorando para falar/andar ou até por ter seletividade alimentar. A ciência indica que não são normais os atrasos no desenvolvimento e que a demora pode ser um sinal de alerta para um transtorno do neurodesenvolvimento.

Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que começam durante a infância, afetando o desenvolvimento de habilidades em várias áreas, como linguagem, comunicação, habilidades motoras, sensoriais e socioemocionais.

O neurologista infantil da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI), Hélio van der Linden Júnior, alerta para a importância dos pais prestarem atenção no desenvolvimento das crianças. “Hoje em dia, a sociedade está mais atenta a isso do que há alguns anos em que se admitia que ‘toda criança tem seu tempo’ e com isso se perdia um tempo precioso de oportunidade para o diagnóstico e intervenção precoce. Quanto mais precoce for o apoio clínico, melhor o resultado. Então, se há alguma dúvida, alguma suspeita de algum atraso, procure um especialista para fazer uma boa avaliação e, eventualmente, começar o tratamento adequado”.

O diagnóstico precoce tem um papel fundamental nas estratégias de intervenção e tratamento. Identificar um transtorno do neurodesenvolvimento o mais cedo possível permite o início imediato de terapias, a busca por programas educacionais adaptados e apoio psicológico tanto para a criança quanto para sua família. Essas intervenções minimizam os impactos do transtorno, promovendo um desenvolvimento mais saudável. “Dentro dos transtornos do neurodesenvolvimento, há o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de Aprendizagem, Transtorno no Desenvolvimento da Linguagem, entre outros”, explica o neurologista infantil da SBNI, Hélio van der Linden Júnior.

Cada um desses transtornos tem características específicas, mas todos compartilham um impacto significativo na vida da criança e de sua família. Atrasos no marco do desenvolvimento, dificuldades persistentes de comunicação ou interação social, comportamentos repetitivos ou estereotipados, impulsividade extrema, problemas de atenção ou dificuldades de aprendizagem podem ser indicadores de um cenário que requer investigação clínica.

Fonte: Dr. Hélio van der Linden Júnior – Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil

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