Tratamento para Pacientes com Dermatite Atópica Grave Obrigatória nos Planos de Saúde

ANS anunciou a incorporação de dupilumabe para o tratamento de bebês, crianças e adolescentes entre 6 meses e 18 anos de idade com dermatite atópica grave, que até então estavam desassistidos pelos planos de saúde • Medicamento auxilia na redução de sintomas que impactam a qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, como o isolamento social, depressão e a privação de sono

imagem – bvsms

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anuncia a incorporação da terapia imunobiológica dupilumabe, para o tratamento da dermatite atópica grave em pacientes pediátricos entre 6 meses e menores de 18 anos, após participação histórica da sociedade no processo de consulta pública, recebendo quase dez mil contribuições favoráveis à incorporação deste medicamento. A medida, já publicada em Diário Oficial, começa a valer a partir do dia 2 de maio. Até então, essa população não contava com tratamentos disponíveis para dermatite atópica grave na lista de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. O tratamento já estava disponível para adultos e essa será uma extensão de cobertura para esse público mais vulnerável.

Dra. Silvia Soutto Mayor Médica dermatologista e responsável pela Dermatologia Pediátrica da Santa Casa de São Paulo – “Essa inclusão é um verdadeiro divisor de águas para milhares de crianças e familiares que convivem com a DA, pois trata-se de um público que sofre muito com os sintomas. Isso porque os sintomas – coceira intensa e lesões na pele – geralmente causam isolamento social, depressão e privação de sono no paciente e nos cuidadores, impactando a produtividade e qualidade de vida daquela família como um todo e exigindo uma série de cuidados especiais. Com a possibilidade do tratamento adequado, os sintomas podem ser controlados e essas crianças poderão crescer e desenvolver todo o seu potencial”.

Um estudo sobre o impacto da doença no público adolescente entre 14 e 17 anos com DA mostrou que eles perdem, em média, 26 dias de aula por ano, o que reflete a importância da ampliação do arsenal terapêutico para o tratamento da dermatite atópica grave na população pediátrica.

Sobre a Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença de pele inflamatória crônica, cujas características principais são pele seca e coceira intensa, que se tornam lesões inflamatórias (eczemas) que frequentemente evoluem para feridas e infecções. Em alguns pacientes, a coceira é constante e incontrolável, sendo um dos fatores responsáveis pela diminuição da qualidade de vida de pacientes e de seus familiares.

A doença pode estar associada a um atraso no crescimento e no ganho de peso em crianças, o que pode ser ocasionado por vários fatores, como a inflamação crônica, o comprometimento da qualidade do sono, a restrição alimentar decorrente da investigação de alergias associadas, a coceira incessante e o estresse psicológico. 

Fonte: Sanofi – empresa global de saúde, movida por um propósito: buscamos os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas.

Deixe um comentário