10 de julho Comemora-se o Dia Mundial da Saúde Ocular

A importância do acompanhamento oftalmológico na infância.

Alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levarem as crianças para consultas regulares com médicos oftalmologistas.

Em 10 de julho comemora-se o Dia Mundial da Saúde Ocular e a CooperVision, aproveita a data para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde ocular infantil. A empresa tem promovido campanhas de conscientização para informar famílias ao redor do mundo que levar as crianças para consultas regulares com um oftalmologista é tão necessário quanto fazer o pré-natal e o acompanhamento com um pediatra. Muitas doenças e erros refrativos podem ter tratamentos mais eficazes se forem identificados precocemente, reduzindo o risco de complicações da visão no decorrer da vida.

A pesquisa “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, realizada pelo IBOPE Inteligência em 2020, revelou que 1 a cada 5 jovens nunca foi ao oftalmologista. “Temos trabalhado em busca de contribuir para que se crie uma cultura de prevenção em nosso País, quando o assunto é saúde ocular infantil. Não podemos nos esquecer que um dos impactos da pandemia foi o aumento do número de casos de miopia entre as crianças, que passaram a ficar mais tempo em frente às telas dos dispositivos digitais na fase de isolamento”, ressalta Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision no Brasil.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no ano passado, indicou um aumento do número de pacientes com idades entre 0 e 19 anos diagnosticados com miopia. “A miopia é caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe. Quando atinge um grau considerado elevado — acima de -5,00, ela pode levar a outras complicações mais sérias como descolamento de retina, catarata e glaucoma, que podem até levar à perda da visão. Muitas vezes a própria criança não consegue identificar que está com problemas de visão, por isso, é fundamental priorizar consultas regulares durante a primeira infância”, explica o diretor.

Além de levarem os filhos em consultas regulares, é indicado que os pais controlem o tempo de exposição aos dispositivos digitais (celular, tablet, televisão etc.). Outras dicas são não deixar que a criança fique com o rosto próximo às telas desses aparelhos, incentivar a prática de atividades ao ar livre e estar atento a sinais como dores de cabeça frequentes, se a criança costuma esfregar os olhos ou se está apresentando dificuldade na escola.

Recentemente, a CooperVision criou o programa Brilliant Futures, que visa controlar a miopia entre crianças e adolescentes.

Fonte: A CooperVision, uma unidade da CooperCompanies (NYSE: COO), é uma das líderes mundiais na fabricação de lentes de contato gelatinosas



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.