7 Dicas para Organizar a Volta às Aulas

Retomar rotina de sono e alimentação ajuda as crianças no começo do ano letivo

Com o fim das férias, é tempo de pensar no material escolar, uniformes e começar a retomar a rotina para a volta às aulas. Fazer isso de maneira organizada, pode fazer a diferença para o bem-estar de toda família. A coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimarães aconselha os pais a planejarem os últimos dias de férias mantendo uma rotina flexível. Ela recomenda que a família se organize com antecedência, já que assim poderá fazer tudo com calma e as eventuais mudanças podem ocorrer de forma gradativa. “Esse é um importante momento para incluir atividades que se manterão ao longo do ano. Gradativamente, ajuste os horários de dormir, de acordar e de alimentação”, afirma. 

Qual é a melhor forma de incluir as crianças na organização?

Organizar os materiais escolares é um momento que marca a proximidade da volta às aulas para as crianças. Quando for comprar os itens necessários, a dica é incluir os filhos, anotando na lista o que precisa ser adquirido e até mesmo pesquisando os melhores preços e opções. “Essa é também uma oportunidade de formação com relação aos hábitos saudáveis de consumo”, ressalta Sibele. Revisar quais materiais do ano anterior estão em bom estado e podem ser reaproveitados é uma boa prática para incluir na rotina.

As crianças pequenas podem compreender melhor a passagem do tempo marcando os dias em um calendário. Isso pode ajudar a lidar com a ansiedade para a volta às aulas ou qualquer outro evento marcante do ano. Além disso, construir um quadro com os filhos, anotando as tarefas diárias vai ajudar na programação das semanas.

Confira 7 dicas para começar o ano letivo organizado:

  • Gradativamente vá ajustando os horários de dormir, de acordar e de alimentação. Desta forma, fica mais fácil se acostumar com a rotina que irá se estabelecer no ano.
  • Construa um quadro com as crianças e inclua as tarefas diárias. Por meio de um calendário que marque os dias que faltam para iniciar as aulas, crie uma expectativa agradável com relação a esse momento para que a experiência escolar seja sempre favorável para as crianças. 
  • Inclua as crianças na hora de adquirir os materiais escolares. Alguns podem ser reciclados. Assim, você estará ensinando sobre consumo consciente.
  • Providencie um espaço onde todos os materiais serão guardados e oriente as crianças com relação a sua organização. Convide os filhos para construírem juntos um quadro com todos os materiais que deverão ser colocados diariamente na mochila. 
  • Separe um espaço na cozinha onde a criança poderá escolher o lanche que levará para a escola, caixas organizadoras transparentes podem ajudar. Deixe sempre as frutas à disposição em um local acessível, assim, ela se sentirá à vontade para recorrer com frequência a esses alimentos.
  • Não se esqueça de manter uma rotina de lazer, priorizando aquelas atividades que a criança mais gosta de fazer em família.
  • Mantenha o diálogo, sempre. Esteja atento ao seu filho e demonstre que está disponível para conversar quando ele quiser.

A coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.