De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, *pelo menos 600 milhões de pessoas no mundo caem doentes e 420 mil morrem após ingerirem comida contaminada.*
O que você pode fazer para evitar a contaminação? Em casa, hábitos inadequados podem ser responsáveis por uma ampla proporção de surtos de doenças transmissíveis por alimentos. Práticas comuns, mas que devem ser abandonadas, incluem: deixar alimentos cozidos fora da geladeira por mais de duas horas; usar a mesma tábua de cortar para preparar carnes e vegetais; e descongelar carne fora da geladeira, em vez fazer isso dentro do aparelho.
Para evitar as doenças transmitidas por alimentos, a nutricionista e professora do IBMR Zoraia Moura recomenda *5 dicas:*
1) Lave regularmente as mãos, incluindo antes, durante e após a preparação dos alimentos e antes de ingerir os alimentos.
2) Mantenha sempre os alimentos prontos para o consumo protegidos e sob rigoroso controle de temperatura e tempo (alimentos quentes devem ser mantidos a 60°C ou mais/ alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 5ºC.)
3) Evite o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (carnes e derivados)
4) Reaqueça bem os alimentos que tenham sido congelados ou refrigerados antes de consumi-los
5) Armazenamento dos alimentos de maneira correta na geladeira:
– Prateleira superior: alimentos preparados e prontos para o consumo (leite, iogurte, queijo, manteiga, etc.).
– Prateleiras intermediárias: alimentos semipreparados, legumes, sobras de alimentos em potes com tampa, sucos abertos, etc.
– Prateleiras inferiores: alimentos crus (ovos, frutas diversas)
– Gavetões: hortaliças
– Porta: garrafas “pet”, conservas, molhos (molho de soja, ketchup, mostarda, etc.). Este espaço perde a refrigeração mais rapidamente
Nutricionista Universidade de São Paulo do IBMR Zoraia Moura – (FSP/USP)
Sobre o IBMR – O Centro Universitário IBMR é uma instituição privada de ensino superior brasileira que faz parte da Rede Laureate International Universities e completa 50 anos em 2019. Com três campi na cidade do Rio de Janeiro: Barra, Botafogo e Catete, a instituição oferece 38 cursos de graduação (nas modalidades presencial e semipresencial), 6 pós-graduações lato sensu e extensão. Em 2018, o IBMR recebeu o Conceito Institucional máximo (cinco) no processo de avaliação para o Recredenciamento Institucional conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), e pode ser considerado um dos três melhores Centros Universitários privados do Estado do Rio de Janeiro.