O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é classificado como um distúrbio do neurodesenvolvimento. Essa síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade são condições neurológicas que aparecem de maneira precoce na fase da infância, em geral antes da idade escolar, e que vai prejudicar todo o desenvolvimento pessoal, escolar, acadêmico e social, caso não seja tratado a tempo.
O TDAH pode ser dividido em três tipos: o TDAH em que o predominante é a hiperatividade/impulsividade, aquele em que a desatenção é que vem a predominar e, um terceiro tipo, quando há uma combinação entre os dois outros tipos.
Segundo a Dra. Priscila Dossi, médica psiquiatra, com especialização em infância e adolescência pela UNICAMP – “Os distúrbios de neurodesenvolvimento vão afetar, como o próprio nome diz, o funcionamento do cérebro; isso significa que a linguagem, a memória, a interação social, a capacidade de interagir socialmente e a própria percepção serão envolvidos.”
Considerando que boa parte dos casos de TDAH vai continuar na vida adulta, o leque de sintomas e suas consequências aumentam, incluindo: impaciência, humor instável, instabilidade nos relacionamentos e na vida profissional, além da incapacidade de finalizar tarefas, violações de trânsito e uso abusivo de álcool e drogas, podendo se estender ao envolvimento com a criminalidade.
O Perigo das Telas
A Dra. Priscila Dossi, chama atenção para um dos grandes desafios hoje, que é o uso excessivo telas, principalmente das crianças e adolescentes, no momento mais crucial para o desenvolvimento e o aprendizado de cada indivíduo. E necessário haver uma rígida supervisão dos pais ou cuidadores, no uso excessivo das telas que poderá levar ao aumento da agressividade, da irritabilidade e ao acesso a conteúdo inadequados para a idade.
Além do convívio das crianças e adolescentes com as telas de Tv, computador e celulares dentro de casa, nos momentos de ócio e lazer, o isolamento por decorrência da quarentena acabou obrigando as pessoas a se afastarem do convívio social, o que é também é prejudicial para as crianças e adolescentes. O convívio social, as atividades e interações escolares foram trocados por mais horas de tela. Essa dependência, acaba impedindo que a criança e o adolescente de se relacionar com o mundo ao seu redor, atrapalhando os relacionamentos, o aprendizado formal (escolar/presencial), e a própria percepção do mundo
A outra perspectiva do problema aponta para um agravamento dos quadros de TDAH no período do isolamento social, intensificando alguns sintomas como déficit de atenção e hiperatividade, principalmente envolvendo as atividades escolares. Isso significa que a criança ou o adolescente com hiperatividade ou falta de atenção, terá uma dificuldade imensa em acompanhar as aulas on-line, por ser obrigada a ficar de 3 a 4 horas diante de uma tela com intervalos curtos entre as aulas – completou a Dra. Priscila Dossi.
Devido ao isolamento social, as aulas passaram a ser remotas, além de ter uma grande queda da qualidade do ensino, os professores contam com a dificuldade de conseguir o melhor aproveitamento dos seus alunos, principalmente daqueles que sofrem com TDAH.
A Volta às Aulas
A Dra Priscila Dossi, chama atenção para o retorno às aulas, sendo que a criança e o adolescente devem ser orientados e apoiados na readaptação escolar presencial, com o apoio dos pais e familiares, e também dos agentes da educação.
“Não se pode descartar que as crianças e os adolescentes foram afetados pela pandemia e todo o seu desdobramento, de várias maneiras, desde o aumento de quadros de ansiedade e depressão, piora dos quadros de TDAH e ainda o aumento de casos de violência doméstica em que essas crianças e adolescente foram expostos durante esse período.”- Diz a Especialista.
“É o momento de reavaliarmos toda essa experiencia e os impactos negativos sobre as nossas vidas e a vida de nossos filhos e, se necessário, buscar ajuda profissional, que hoje está cada vez mais fácil devido aos atendimentos online” – finaliza Priscila.