A Volta às Aulas mais Saudável

Confira dicas de lanches saudáveis para crianças e adolescentes levarem na escola

A infância e a adolescência são as fases mais importantes para o desenvolvimento físico e psicológico do ser humano. Na primeira, crescemos tão rápido que uma alimentação desbalanceada pode acarretar em problemas de saúde irreversíveis e crônicos. Na segunda, adquirimos a forma e a maioria dos hábitos que carregamos quando adultos. Por esses e tantos outros motivos, garantir a alimentação saudável dos pequenos e dos jovens é, além de essencial, uma obrigação dos responsáveis prevista em lei.

A alimentação desses dois grupos é assunto sério e anda lado a lado com a educação. Por isso, a Dietbox, pensou em algumas ideias de lanches saudáveis e simples para levar nesta volta às aulas tão esperada, substituindo industrializados e evitando o excesso de açúcar:

Sanduíche com patê natural de frango

Como substituto para os salgados gordurosos e ultraprocessados da cantina, um lanche saudável com pão integral e recheio nutritivo é uma ótima opção. O patê de frango pode ser feito em casa com ingredientes naturais que são ótimas alternativas aos embutidos. Sempre que possível, opte pelos queijos magros, como ricota e muçarela.

Salada de frutas picadas:

Um mix de frutas ou até mesmo uma fruta só, picada e bem fechadinha em um recipiente apropriado, é refrescante e carregada nutrientes importantes. Adicionar castanhas variadas e granola pode ser uma excelente alternativa para turbinar o lanche e continuar saudável.

Bolo integral de frutas

Práticos e versáteis pela variedade possível de sabores, os bolos de fruta são opções gostosas que agradam o paladar de crianças e adolescentes. O interessante é usar a farinha de trigo integral e açúcar mascavo para deixá-lo mais nutritivo.

Torradinhas integrais recheadas:

Os salgadinhos industrializados são um dos maiores inimigos da saúde de qualquer pessoa. Trocar esse item por torradinhas integrais com patê caseiro, queijo cottage, geleia de frutas e pasta de amendoim pode ser opções mais saudáveis.

Sucos naturais e Iogurte:

Os refrigerantes e as bebidas achocolatadas são feitos basicamente de açúcar. Substitua essas bebidas por uma garrafinha de suco de fruta natural batida com água ou por um Iogurte natural.

Para quem prefere não levar lanches de casa:

É possível unir praticidade e alimentação saudável mesmo com tantas opções industrializadas que chamam a atenção das crianças. Para garantir um lanche balanceado, dê preferência aos salgados assado e integrais, sanduíches naturais acompanhados de sucos de frutas sem conservantes ou outras opções como iogurtes.

Dietbox

Empresa responsável pelo software online de nutrição mais utilizado por profissionais da área, que oferece aos nutricionistas uma ferramenta ...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.